Memórias de professores homens que trabalharam como docentes de educação infantil e suas representações sociais

Visualizações: 832

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Navirai (UFMS/CPNV)
  • Jéssica Barbosa Antunes UFMS/CPNV

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.440

Palavras-chave:

Representações sociais, professores homens, Educação Infantil.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais acerca da atuação de homens como educadores na Educação Infantil e como o próprio homem docente percebe essas relações. Para a realização da pesquisa, adotamos o enfoque quantitativo para identificar quantos homens trabalhavam como docentes de Educação Infantil em Naviraí e o enfoque qualitativo para identificar as representações sociais desses homens. Ao constatar a não existência de homens professores nesta etapa da Educação Básica, optamos por pesquisar, por meio de entrevistas semiestruturadas, dois professores que atuaram na Educação Infantil, mas durante a realização da coleta de dados lecionavam em outros níveis de ensino. Os resultados indicam que a presença de professor homem está associada à disciplina, controle de sala e referencial masculino na vida de crianças que não têm a figura paterna em casa. Percebemos que as representações sociais predominantes na comunidade escolar interferem diretamente na prática desses docentes.

 Palavras-chave: Representações sociais. professores homens. Educação Infantil. 

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Navirai (UFMS/CPNV)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Jéssica Barbosa Antunes, UFMS/CPNV

Graduanda em Pedagogia da UFMS/CPNV. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC).

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Gonçalves, J. P., & Antunes, J. B. (2015). Memórias de professores homens que trabalharam como docentes de educação infantil e suas representações sociais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 134–153. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.440