O ensino de literatura: novas perspectivas
Visualizações: 560DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.441Palavras-chave:
Ensino. Sincronia. Literatura.Resumo
O presente artigo é uma reflexão com base na realização de um Clube de literatura, desenvolvido com setenta alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada em Londrina. O Clube teve três objetivos: estabelecer uma leitura sincrônica entre obras literárias de períodos diferentes e de diferentes autores (brasileiros e estrangeiros), levar o aluno a perceber as relações temáticas entre obras diversas e, por meio de textos metalinguísticos, levar o aluno a compreender o processo criativo. Para tanto, selecionamos textos dos seguintes escritores: Machado de Assis, Franklin Távora, Fernando Pessoa, Thomas Mann, Ferreira Gullar e Paulo Leminski. O objetivo geral foi o de refletir a respeito do ensino de literatura e propor novos meios de ensino para a disciplina. O presente artigo é o relato do trabalho em sala de aula, tendo como base teórica os Documentos Oficiais para a área do ensino de literatura, bem como estudiosos diversos (CANDIDO, 1972; JAUSS, 1994; ECO, 1989, entre outros).
Palavras-chave: Ensino. Sincronia. Literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.