O observatório da educação e as questões de gênero e violência escolar: confronto entre meninas

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Autores

  • Nelson Vieira Torres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elson Luis de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.442

Resumo

A violência na atualidade tem preocupado a sociedade na medida em que se torna mais corriqueira e presente nos diversos espaços sociais. Os estudantes estão ao mesmo tempo sendo agressores e vítimas, envolvidos num universo de coação, provocação, xingamentos e de agressão física. Este artigo, a partir dos estudos desenvolvidos no âmbito do Observatório da Educação (OBEDUC) e do Observatório da Violência nas Escolas, tem como recorte na questão de gênero, mais especificamente, analisando o caso das meninas que vem se envolvendo em episódios violentos de ameaças e em “vias de fato”, ora divulgados pela mídia. Nesse sentido, como podemos compreender este fenômeno? Existe algum fato novo a ser considerado? Qual é a responsabilidade da sociedade, da família e da escola nesta questão? Qual o papel da mídia na divulgação dos fatos? Este estudo busca analisar e compreender a ocorrência desta violência no sentido de entender as causas do aumento da violência entre as meninas no ambiente escolar. Identificamos neste estudo a necessidade de investigações sobre a temática da violência escolar entre as meninas que possam orientar as ações no sentido de minimização do problema.

 Palavras-chave: Educação. Violência escolar. Gênero. 

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Publicado

02-06-2015

Como Citar

Torres, N. V., & Araujo, E. L. de. (2015). O observatório da educação e as questões de gênero e violência escolar: confronto entre meninas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 90–102. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.442