Panorama das produções didático-pedagógicas produzidas pelos professores de biologia do programa de desenvolvimento educacional do Paraná

Visualizações: 534

Autores

  • Daniela Frigo Ferraz Universidade Estadual do Oeste do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabio Seidel dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Antonio Carlos Frasson Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luiz Alberto Pilatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.444

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores. Ensino de Biologia. Políticas Públicas Educacionais.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as produções didático-pedagógicas produzidas pelos professores de Biologia durante sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do estado do Paraná. Optou-se por uma abordagem exploratória e a análise documental como instrumento de coleta de dados. Foram encontradas 207 produções didático-pedagógicas. Dessas, a maioria (23%) foi orientada por professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste-PR). Os conteúdos de saúde humana e ecologia foram os mais abordados (ambos 22%), e as unidades didáticas foram as preferidas pelos professores (20%). Contudo, a maioria das publicações (33%) apresenta o formato das produções didático-pedagógicas indefinidas na sinopse. Conclui-se, a partir dos resultados, que os professores de Biologia também podem ser produtores de conhecimento, no lugar de apenas consumidores de materiais didáticos que, na maior parte dos casos, não são ligados aos problemas que se deparam na realidade de suas escolas.

 

Biografia do Autor

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É professor Assistente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação em ciências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores. É membro da ABRAPEC (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências) e membro do GECIBIO (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia) junto ao CNPq.

Fabio Seidel dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2007), especialização em Neuropsicologia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER/IBPEX (2009) e Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Evolutiva) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2013). Atualmente cursa Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus de Ponta Grossa. Tem interesse nas discussões sobre as relações entre a Neurociência e Educação, Psicologia Cognitiva, as bases neurobiológicas do comportamento, cognição, emoções e evolução do sistema nervoso.

Antonio Carlos Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) e Engenharia de Produção (PPGEP) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba, onde atualmente exerce o cargo de vice-reitor. Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Gestão de Recursos Humanos para o Ambiente Produtivo.

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professor Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado e Doutorado) e de Ensino de Ciência e Tecnologia (Mestrado Profissional) da UTFPR, Campus Ponta Grossa. Avaliador do INEP. Atua na área de Engenharia de Produção, principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão do conhecimento, gestão da inovação, ensino de engenharia, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho; na área do Ensino de Ciência e Tecnologia na produção de metodologias e equipamentos para a melhoria da qualidade de ensino.

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

Ferraz, D. F., dos Santos, F. S., Frasson, A. C., Pilatti, L. A., & Francisco, A. C. de. (2015). Panorama das produções didático-pedagógicas produzidas pelos professores de biologia do programa de desenvolvimento educacional do Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(16), 46–65. https://doi.org/10.26514/inter.v6i16.444