Estratégias de referenciação: desenvolvimento de competências discursiva e textual
Visualizações: 834Palavras-chave:
referenciação, progressão referencial, organização textualResumo
Este trabalho apresenta estudo e análise dos princípios de referenciação e progressão referencial utilizados na organização do texto em busca da construção de sentido, evidenciando sua importância para o desenvolvimento das competências discursiva e textual. Para isso, recorre a abordagens teóricas da Linguística Textual, seguidas de um exame de como ocorre a escolha desses princípios, tendo como suporte um corpus constituído por três minicontos produzidos por alunos de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, buscando uma reflexão no que diz respeito ao ensino da construção e (re)construção do discurso em um processo de constituição do saber.
Palavras-chave: referenciação. progressão referencial. organização textual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.