Estratégias de referenciação: desenvolvimento de competências discursiva e textual

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Autores

  • Neusa Helena Mantovani Baldissera UFMS
  • Maria Luceli Faria Batistote UFMS

Palavras-chave:

referenciação, progressão referencial, organização textual

Resumo

Este trabalho apresenta estudo e análise dos princípios de referenciação e progressão referencial utilizados na organização do texto em busca da construção de sentido, evidenciando sua importância para o desenvolvimento das competências discursiva e textual. Para isso, recorre a abordagens teóricas da Linguística Textual, seguidas de um exame de como ocorre a escolha desses princípios,  tendo como suporte um corpus constituído por  três minicontos produzidos por alunos de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, buscando uma  reflexão no que diz respeito ao ensino da construção e (re)construção do discurso em um  processo de constituição do saber.

Palavras-chave: referenciação. progressão referencial. organização textual.

 

Biografia do Autor

Neusa Helena Mantovani Baldissera, UFMS

Mestranda do Curso Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

Maria Luceli Faria Batistote, UFMS

Docente do Curso de Letras e dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Estudos de Linguagens, Mestrado em Comunicação e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Baldissera, N. H. M., & Batistote, M. L. F. (2014). Estratégias de referenciação: desenvolvimento de competências discursiva e textual. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 5(13), 88–101. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/493