SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112Palavras-chave:
desempenho escolar, identidade étnico-racial, professores, socialização étnico-racialResumo
A presente pesquisa analisou se os docentes consideram que o racismo causa efeitos negativos na trajetória escolar dos discentes negros, bem como investigou se a identidade étnico-racial do professor afeta as práticas que promovem a igualdade racial. Os 87 docentes, que atuam na educação básica, colaboraram com o estudo preenchendo um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados por meio de uma análise de mediação moderada, utilizando-se a cor da pele do professor como variável preditiva, o uso de estratégias de socialização étnico-racial como variável dependente e a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros como variável mediadora. Os dados evidenciam que a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros é a variável subjacente à relação entre a cor do docente e o uso de estratégias de socialização voltadas para a transmissão de mensagens positivas sobre o negro por parte do professor.
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