SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112

Palavras-chave:

Desempenho escolar. Identidade étnico-racial. Professores. Socialização étnico-racial.

Resumo

A presente pesquisa analisou se os docentes consideram que o racismo causa efeitos negativos na trajetória escolar dos discentes negros, bem como investigou se a identidade étnico-racial do professor afeta as práticas que promovem a igualdade racial. Os 87 docentes, que atuam na educação básica, colaboraram com o estudo preenchendo um questionário autoaplicável. Os dados foram analisados por meio de uma análise de mediação moderada, utilizando-se a cor da pele do professor como variável preditiva, o uso de estratégias de socialização étnico-racial como variável dependente e a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros como variável mediadora. Os dados evidenciam que a percepção de que o racismo prejudica o desempenho escolar de alunos negros é a variável subjacente à relação entre a cor do docente e o uso de estratégias de socialização voltadas para a transmissão de mensagens positivas sobre o negro por parte do professor.

Biografia do Autor

Patrícia Modesto Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Psicologia e em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atua como professora na educação básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada do Departamento de Psicologia, Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

Referências

ALDANA, A.; BYRD, C. School ethnic–racial socialization: learning about race and ethnicity among African American students. The Urban Review, [s. l.], v. 47, p. 563-576, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2015-37839-001. Acesso em: 31 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11256-014-0319-0

APFELBAUM, E. NORTON, M.; SOMMERS, S. Racial color blindness: emergence, practice, and implications. Current Directions in Psychological Science. v. 21, n. 3, p. 205-209, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23213135?seq=1. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0963721411434980

ANJOS, K.; SANTOS, V.; SILVA, U. Racismo na escola: com a palavra os professores. EFDeportes.com, Buenos Aires, ano 18, n. 183, 2013. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd183/racismo-na-escola-com-a-palavra-os-professores.htm. Acesso em: 10 de jan. 2020.

BANERJEE, M.; BYRD, C.; ROWLEY, S. The relationships of school-based discrimination and ethnic-racial socialization... Soc. Sci, [s. l.], v. 7, n. 208, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-0760/7/10/208. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci7100208

BRANCH, A. J. Ethnic identity exploration in education promotes African American male student achievement. Journal of African American Males in Education, [s. l.] v. 5, p. 97-103, 2014. Disponível em: http://journalofafricanamericanmales.com/wp-content/uploads/2016/11/Branch-2014.pdf. Acesso em: 7 ago. 2019.

BRITO, A. E. C. “Cabelo de bombril”: estratégias de pertencimento racial e socialização por famílias inter-raciais. Libertas: R. Fac. Serv. Soc., Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 121 - 145, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/18258/9499. Acesso em 10 jan. 2020.

CARREIRA, D.; SOUZA, A. L. S. Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola. São Paulo: Ação Educativa, 2013. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/relacoesraciais/wp-content/uploads/2013/12/Indicadores_RR_vf.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

CARVALHO, D.; FRANÇA, D. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, v. 4, n. 12, p. 148-168, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974. Acesso em: 10 de jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974

CARVALHO, M. R. V. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: INEP, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1473981. Acesso em: 10 jan. 2020.

CAVALCANTE, K. L. A construção da identidade negra no espaço escolar: percepções e discussões. Cadernos Cajuína, v. 3, n. 3, p. 9-19, 2018. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/download/326/235. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.326

CHAGAS, L.C.; FRANÇA, D.X. Racismo, preconceito e trajetória escolar de crianças negras e brancas: a realidade de Sergipe. In: IV EDUCON, 2010, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão, SE: UFS, 2010. Disponível em: http://educonse.com.br/2010/eixo_11/e11-36.pdf. Acesso em: 18 set. 2018.

COLLS, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

D'HONDT, F. et al. Perceived ethnic discrimination by teachers and ethnic minority students' academic futility: can parents prepare their youth for better or for worse? Journal of youth and adolescence, [s. l.], v. 45, n. 6, p. 1075-1089, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26861710. Acesso em: 22 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10964-016-0428-z

DOUGLASS, S.; UMAÑA-TAYLOR, A. J. Time-varying effects of family ethnic socialization on ethnic-racial identity development among Latino adolescents. Developmental Psychology, [s. l.], v. 52, n. 11, p. 1904–1912, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-47861-001. Acesso em: 20 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1037/dev0000141

FEITOSA, C. Escola e preconceito: relações raciais na ótica dos professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5943. Acesso em: 10 ago. 2019.

FRANÇA, D. X. Discriminação de crianças negras na escola. Revista Interacções, [s. l.], v.13, n. 45, p. 151-171, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/9476. Acesso em: 17 abr. 2019.

FRANÇA, D. X. A socialização e as relações interétnica. In: NEIVA, E. R.; TORRES, C. V. Psicologia Social: Principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 539-580.

FRANCESCHINI, V. L. C.; MIRANDA-RIBEIRO, P.; GOMES, M. M. F. The color of school failure: factors associated with academic failure of high-school students. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 42, n. 3, p. 773-786, 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7201346. Acesso em 20 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609149965

GOMES, N. L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.htm. Acesso em: 20 dez. 2019.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: SECAD. Educação antirracista: caminhos abertos pela lei federal nº 10639/03. Brasília, DF: MEC, UNESCO, 2005. p. 39-62.

GONÇALVES, V. L. S.; MULLER, M. L. R. Percepções de professores sobre o desempenho escolar de alunos negros. In: III SEMINÁRIO NACIONAL GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2008, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa, 2011. Disponível em: http://www.itaporanga.net/genero/3/04/10.pdf. Acesso em: 10 de jan. 2020.

HAAG, C. R. J. A escola como espaço de socialização e sua contribuição na construção da autonomia moral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, São Leopoldo, RS, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/35688. Acesso em: 13 jul. 2019.

HAYES, A. F. Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis. New York: The Guilford Press, 2013.

HAYES, A. F.; SCHARKOW, M. The relative trustworthiness of inferential tests of the indirect effect in statistical mediation analysis: does method really matter? Psychological Science, [s. l.], v. 24, n. 10, p. 1918-1927, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23955356. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0956797613480187

HUGHES, D. et al. Parents' ethnic-racial socialization practices: a review of research and directions for future study. Developmental Psychology, [s. l.], v. 42, n. 5, p. 747-770, 2006. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2006-11399-001. Acesso em: 03 ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.42.5.747

HUGHES, D.; CHEN, L. The nature of parents’ race-related communications to children: A developmental perspective. In: BALTER, L.; TAMIS-LEMONDA, C. S. Child psychology: a handbook of contemporary issues. Philadelphia: Psychology Press, 1999. p. 467–490.

HUGHES, D.; JOHNSON, D. Correlates in children's experiences of parents' racial socialization behaviors. Journal of Marriage and Family, [s. l.], v. 63, n. 4, p. 981–995, 2001. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3599809. Acesso em: 10 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-3737.2001.00981.x

LEE, J. et al. The role of ethnic socialization, ethnic identity and self-esteem: implications for bi-ethnic adolescents’ school adjustment. Journal of Child and Family Studies, [s. l.], v. 27, n. 12, p. 3831–3841, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-018-1235-9. Acesso em: 24 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1235-9

LIMA, M. E. O.; VALA, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p. 401-411, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a02v09n3.pdf. Acesso em: 11 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300002

MACHADO, L. H. A. Professores negros, experiências de discriminação, de racismo e pedagogias anti-racistas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2569/3360.pdf?sequence=1. Acesso em: 11 fev. 2019.

MARQUES, E. P. S. O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra. Revista Brasileira de Educação, Dourados, v. 23, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230098.pdf. Acesso em: 27 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230098

MATOS, P. M.; FRANÇA, D. X. A prática docente para a implementação da Lei 10.639/2003. In: XIII EDUCON, 2019, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão, SE: UFS, 2019. Disponível em: http://educonse.com.br/xiiicoloquio/publicacao_eixos.asp. Acesso em 29 abr. 2020.

PEREIRA, G. R.; CORDEIRO, M. J. J. A. A diversidade das relações étnico-raciais e o currículo escolar: algumas reflexões. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.5, n.14, p.7-22, 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/460. Acesso em: 10 jan. 2020.

PRADO, P. H. M.; KORELO, J. C.; SILVA, D. M. L. Análise de mediação, moderação e processos condicionais. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 4-24, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471747342002.pdf. Acesso em: 07 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2739

ROZA, L. M. Abordagens do racismo em livros didáticos de História (2008-2011). Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 42, n. 1, p. 13-34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/61124. Acesso em: 17 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661124

SANTOS, E. S. et al. Oferta de escolas do Centro de Educação Escolar Quilombola no Nordeste/BR. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/81346. Acesso em: 17 jul. 2019.

SANTOS, K. A. L. S.; RODRIGUES, D. O. S. Discriminação racial na escola: percepção dos professores e formas de enfrentamento. In: XIII SEMANA DE LICENCIATURA, 2016, Jataí, GO. Anais [...]. Goiás: IF, Jataí, 2016. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/download/539/334. Acesso em: 10 de jan. 2020.

SANTOS, N. F. Discriminação racial e práticas educativas: um estudo das relações étnico-raciais na prática educativa dos professores... In: CONEDU, 2014, Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/resumo.php?idtrabalho=1749. Acesso em: 10 jan. 2014.

SANTIAGO, F. Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 129-153, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21184. Acesso em: 17 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698132765

SEOL, L. et al. Racial and ethnic socialization as moderators of racial discrimination and school adjustment of adopted and nonadopted Korean American adolescents. Journal of Counseling Psychology, [s. l.] v. 63, n. 3, p. 294–306, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26479418. Acesso em: 17 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1037/cou0000120

SILVA, A. C.; BERNARDINO, M.; SILVA, J. História e cultura afro-brasileira: um olhar sobre a Lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares. Biblioteca Escolar em Revista, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106595. Acesso em: 20 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106595

SILVA, C. M. Professoras negras: construindo identidades e práticas e enfrentamento ao racismo no espaço escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4887/1/arquivo926_1.pdf. Acesso em: 20 dez. 2019.

VAN HOUTTE, M.; DEMANET, J. Teachers’ beliefs about students, and the intention of students to drop out of secondary education in Flanders. Teaching and Teacher Education, Chicago, v. 54, p. 117-127, 2016. Disponível em: https://lib.ugent.be/en/catalog/pug01:7021394. Acesso em: 10 dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.12.003

WALTON, J.Talking culture? Egalitarianism, color-blindness and racism in Australian elementary schools. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v. 39, p. 112- 122, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X14000055. Acesso em: 10 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2014.01.003

YU, T. What is it that I don't know': learning with white teachers in anti-racist education. Multicultural Education, [s. l.], v. 19, n. 4, p. 47-52, 2012. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1014889. Acesso em: 22 jan. 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-21

Como Citar

Matos, P. M., & França, D. X. de. (2022). SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5112

Edição

Seção

Artigos