O ensino de didática na construção da história da formação de professores no Brasil (1964-2000)
Visualizações: 548Resumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que surgiu de algumas inquietações a respeito da formação de professores, somadas a interesses despertados durante a participação do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, o GEPHEB. Desse modo, pretende-se pesquisar como era o ensino da disciplina Didática, no estado de Mato Grosso do Sul e, em especial em Paranaíba-MS, no curso de formação de professores em nível médio, o normal, para compreender qual foi à finalidade da disciplina Didática no período em estudo, uma vez que a formação de professores vem sofrendo transformações no decorrer da história da educação, pois tais mudanças são frutos das necessidades e anseios da sociedade de cada época. Diante disso, esse trabalho é de cunho bibliográfico e utiliza como referência autores que abordam a história da formação de professores como Rodriguez (2006), Tanuri (2000) e da didática como Saviani (2004, 2006).
Palavras-chave: Formação de Professores; Escola Normal; História da disciplina Didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.