Representações sociais da atuação do pedagogo na saúde: saberes envolvidos e experiências compartilhadas
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Neste artigo estão contemplados resultados parciais de uma pesquisa, buscando analisar as Representações Sociais dos Egressos do Curso de Pedagogia que atuam no campo da saúde, destacando experiências, práticas e saberes envolvidos na dinâmica desse trabalho e os desafios da profissão. Esta investigação qualitativa foi fundamentada por uma entrevista semiestruturada e questionário socioeconômico com a participação de pedagogas egressas de uma IFES. Os resultados evidenciaram a possibilidade de atuação do pedagogo no campo da saúde, assim como a insuficiência teórica par atuar no mesmo, destacando os saberes da experiência como um dos elementos balizadores da prática. As considerações indicaram que a entrada do pedagogo na área da saúde oferece muitas possibilidades, mas também alguns desafios. Demonstrou-se uma ausência de preparação teórico-prática para atuar no campo, evidenciando a necessidade dos Cursos de Pedagogia repensarem a formação inicial ofertada, adequando às novas demandas do mercado.
Palavras-chave: Pedagogia. formação do pedagogo. Atuação do pedagogo no campo da saúde.
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