A democratização do ensino como possível impacto nas políticas de avaliação no currículo escolar

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Autores

  • Marco Aurélio da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Aristéia Mariane Kayser UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM
  • Dejalma Cremonese Professor do PPGCSOCIAIS-UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.582

Resumo

Na atualidade refletir sobre uma proposta democrática de avaliação do ensino e aprendizagem requer analisar o currículo da formação dos professores e o próprio sistema de ensino como um sistema de adestramento de sujeitos. É consenso ou não que as práticas avaliativas não contribui para uma democratização do ensino e é nesta perspectiva que nos propomos a refletir no presente artigo. Certamente é uma temática polêmica, pois muitos professores são adeptos desta metodologia de ensino classificatória e excludente. Ensinar requer se dispor a ajudar o outro a construir se conhecimento por meio de uma prática humanizadora neste sentido o método avaliativo pode ser ou secundário. 

 

Palavras-chaves: prática avaliativa. democratização do ensino. escola de qualidade.

Biografia do Autor

Marco Aurélio da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Cursando Mestrado em Ciências Sociais-UFSM, Especialização Lato Sensu Mídias na Educação-UFPEL, Especialização Lato Sensu Gestão Pública Municipal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Atualmente cursando Licenciatura em Pedagogia-UFSM. Ensino Profissionalizante: Téc. Meio Ambiente Instituto Federal do Rio Grande do Sul-IFRS, ITéc. Agroindústria, Instituto Federal de Farroupilha-IFFarroupilha Faculdade Santa Clara (FASCLA) Téc. Transações Imobiliárias e Téc. Administração.

Aristéia Mariane Kayser, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-UFSM

Graduada em Enfermagem-FISMA, Pós Graduação em Educação Ambiental-UFSM, Pís Graduação em Organização da Gestão em Saúde-UFSM

Dejalma Cremonese, Professor do PPGCSOCIAIS-UFSM

Doutor em Ciências Política - UFRGS e Professor do PPGCSOCIAIS-UFSM

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Silva, M. A. da, Kayser, A. M., & Cremonese, D. (2012). A democratização do ensino como possível impacto nas políticas de avaliação no currículo escolar. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(6), 23–28. https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.582