A criação do curso de pedagogia no contexto do capital monopolista brasileiro-década 1930: uma reflexão sobre a formação docente
Visualizações: 538DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.604Resumo
O presente artigo visa analisar o processo de produção da criação do Curso de Pedagogia na década 1930, envolvendo o campo da formação profissional docente, evidenciando o método da Ciência da História para compreensão da sociedade capitalista brasileira, partindo das leis que regem suas contradições históricas no campo econômico e político. O procedimento metodológico foi trazer a compreensão histórica da condição humana com o intuito de refletir sobre a sua base material produtiva, a formação do capitalismo monopolista, que forjou as mudanças estruturais na organização do projeto nacional de educação, numa relação direta com o Projeto Nacional Desenvolvimentista. Tais reflexões tornam-se importantes para se (re) pensar o Curso de Pedagogia e a sua formação profissional docente.
Palavras-chave: Sociedade. Economia. Pedagogia. Formação Docente
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.