A leitura na formação inicial do professor: o formador em cena
Visualizações: 691DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.606Resumo
O objetivo deste texto é relatar uma pesquisa sobre o trabalho com leitura na formação inicial do professor de língua portuguesa. Adotou-se uma abordagem qualitativa na busca de informações junto a três informantes de curso de Letras de três Instituições de Ensino Superior - IES do Estado de São Paulo. O estudo baseou-se, sobretudo, em Veiga (1998), Pimenta e Anastasiou (2002), Kaufman & Rodriguez (1995), Solé (1998), Silva (2005), Schneuwly & Dolz (2004); a LDBN (1996); as Propostas Curriculares do Curso de Letras; o Parecer 9/2001 do MEC; e o Projeto Pedagógico do Curso de cada uma das IES. Observou-se que o curso superior ainda apresenta defasagens em relação ao trabalho com a leitura, havendo necessidade de se pensar em estratégias que tornem a leitura significativa para o futuro professor.
Palavras-chave: Leitura. Formação. Estratégia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.