A representação da identidade do professor na discursivização da revista nova escola
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https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.607Resumo
A linguagem não deve ser vista apenas como uma simbolização para gerar uma comunicação, ela é experiência cotidiana dos falantes situando-os no tempo e no espaço. Dessa forma, a Análise do Discurso busca estudar o homem na sua história para mostrar quais efeitos de sentidos podem ser produzidos no discurso. Embasada nessa linha teórica, a presente pesquisa se propõe a analisar as práticas linguageiras da Revista Nova Escola para averiguar o tipo de professor que o periódico endossa como bom profissional. Essa preocupação nos leva a analisar no fio discursivo as formas de representação da identidade do sujeito professor. E, consequentemente, o ethos construído para o docente. Para tanto, elegemos como corpus dois artigos de opinião publicados na coluna Pense Nisso do periódico aqui estudado.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Bom professor. Ethos. Identidade.
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