Análise plural de leituras de alunos e professores de uma escola pública

Visualizações: 482

Autores

  • Cleyde Nunes Pereira de Carvalho
  • Fátima de Lourdes Ferreira Liuti

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.608

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa realizada, em 2003, em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Naviraí, estado de Mato Grosso do Sul, tendo comoobjetivo analisar as leituras de alunos e professores, e apresentar uma proposta para a formação de leitores. O conceito de leitura norteador da pesquisa foi o de LAJOLO, que dá ênfase ao leitor maduro, uma vez que este é o que a cada leitura desloca e altera o significado de tudo que já leu, tornando mais profunda sua compreensão dos livros, das gentes e da vida. Os recursos metodológicos utilizados foram: entrevistas, questionários, observações e o jornal de pesquisa. Este último recurso funciona como uma “técnica de desbloqueio”, uma vez que consiste em escrever diariamente sem uma forma pré-determinada. O estudo demonstrou que os alunos são leitores, porém, imaturos. Os professores são leitores técnicos que buscam o livro para subsidiar suas aulas, ou para uma leitura informativa pertinente à sua profissão. O ambiente da biblioteca é precário, desestimulante e não oferece condições para a reflexão. A escola tem tomado iniciativas para melhorar o acervo da biblioteca e a maioria dos professores indica leituras de livros para seus alunos. Mas como na escolanão há um programa que oriente as leituras de acordo com as diferentes faixas etárias, os alunos não conseguem ser alcançados de forma objetiva, impossibilitando sua maturidade de leitores. Enfim, as práticas de leituras não se relacionam de forma significativa ao processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Autonomia. Multirreferencialidade. Jornal de pesquisa. Formação de leitores.

 

Downloads

Publicado

16-05-2011

Como Citar

Carvalho, C. N. P. de, & Liuti, F. de L. F. (2011). Análise plural de leituras de alunos e professores de uma escola pública. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 110–121. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.608