A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE

Reflexões sobre o currículo integrado

Visualizações: 310

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096

Palavras-chave:

Ação emancipatória, Currículo integrado, Saber-fazer interdisciplinar

Resumo

A educação escolar tem enfrentado desafios para formar sujeitos capazes de atuarem de forma crítico-reflexiva e consciente no contexto globalizado em que vivemos. Assim, é imprescindível pensarmos em um processo de formação docente ancorado na interdisciplinaridade. Com este estudo, objetivamos compreender o sentido da interdisciplinaridade durante o processo formativo de pedagogos da UPE, a fim de estabelecermos relações entre esse saber-fazer, subsidiado pelo currículo integrado. A pesquisa estar subsidiada, teoricamente em Fazenda (2013 – 2014), Ranghetti (2014) e Santomé (1998). Para isto, trilhamos o caminho metodológico da pesquisa qualitativa, subsidiada por princípios fenomenológicos. Para tanto, enfatizamos, que o curso possui uma organização curricular indicativa para o desenvolvimento de ações aportadas no currículo integrado, assim como evidenciamos que os sujeitos associam o interdisciplinar à ideia de planejamento coletivo. Concluímos, enfatizando, que a interdisciplinaridade pressupõe: inovação, transformação, interconexão entre os conhecimentos e contempla a formação do sujeito que irá atuar em uma sociedade complexa e em movimento.

Biografia do Autor

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Formado em Pedagogia e mestre em educação pela UFMS, doutor pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio na Universidade Autonoma de Barcelona e pós doutor pela UFOP. Atualmente é coordenador de graduação da UPE e professor adjunto do colegiado de Pedagogia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2011). Atualmente é professora substituta da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, avaliação, inclusão, educação infantil, interdisciplinaridade, formação docente e abordagem reflexiva. Possui Especialização em Psicopedagogia (2014) realizada na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina - PE. É mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela UPE Campus Petrolina - PE.

Referências

CRUZ, Giseli Barreto. Curso de Pedagogia no Brasil: História e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. Coordenação Técnica Herminia Prado Godoy. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2014.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. [revista e ampliada] São Paulo: Cortez, 2013

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e terra, 2011.

GAETA, Cecília Damas. O permanente ciclo da inovação curricular no Ensino Superior. Revista E-curriculum. São Paulo. v.18. n. 3, p. 1197 – 1213, jul/set., 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 13 de març. de 2021.

GIMENO SACRISTÁN, José (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 15 – 33. Disponível em file:///C:/Users/pc/Downloads/Saberes%20e%20Incertezas%20sobre%20o%20Curr%C3%ADculo%20-%20Cap%201.pdf . Acesso em: 31 de maio de 2018.

HATTGE, Morgana Domênica et al. A pesquisa movimentando o currículo: as potências do professor pesquisador. Revista Interfaces da Educação. Parnaíba, v.6. n.18, p. 178 – 196, 2015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1084/917. Acesso em 31 de março de 2021.

JAPIASSU, Hilton. A questão da Interdisciplinaridade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR - Promovido pela Secretaria Municipal de

Educação de Porto Alegre em julho de 1994.

MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação no ensino Superior e Formação por competências. Revista E-curriculum. São Paulo. v.18. n. 3, p. 1275 – 1297, jul/set., 2020. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 13 de març. de 2021.

MASETTO, Marcos Tarciso; FILDMANN, Marina Graziela; FREITAS, Silvana Alves. Currículo, cultura e contextos integrados à formação de educadores. Revista E-curriculum. São Paulo. v.15. n.3, p. 735 – 763. jul./jun, 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 13 de març. de 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice Jean Jacques. A estrutura do comportamento. Tradução Márcia Valério Martinez Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5. ed. Porto Alegre: Salina, 2015.

NÓVOA, Antônio; AMANTE, Lúcia. Em busca da liberdade universitária do nosso tempo. Revista da Docência Universitária. Valência – Espanha. v.13. n. 1. jan./abr, 2015, p. 21-34. Disponível em: https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6441. Acesso em 17 de set. 2020.

RANGHETTI, Diva Spezia. Conceito. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. Coordenação Técnica Herminia Prado Godoy. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2014.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artemed, 1998.

SILVA, Genilda Maria da. Reflexão sobre o itinerário formativo de pedagogos: os sentidos atribuídos à interdisciplinaridade. 2019, p. 134f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco – UPE, Petrolina, 2019.

SOUSA, Geida Maria Cavalcanti de. (Com)partilhando o sentido de ser pesquisador-iniciante: (des)encontros e incertezas. 2004, 125 f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES, 2004.

SOUZA, Bruna Costa Mariano Ferreguetti; BARROS, Laura Juliana Neris Machado; MATOS, Maristela Bortolon de. Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade. Revista Interfaces da Educação. Parnaíba. v. 11. n. 33, p. 266 – 281, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4406. Acesso em 31 de març. de 2021.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Universidade de Pernambuco Campus Petrolina - PE. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura em Pedagogia - Campus Petrolina, PE, 2017.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. Universidade de Pernambuco campus Petrolina – PE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Licenciatura em Pedagogia Campus Petrolina, PE, 2012.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, Dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 de fev. de 2021.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

Carvalho, O. F. de, & da Silva, G. M. (2023). A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE: Reflexões sobre o currículo integrado. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 363–385. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096