A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE

Reflexões sobre o currículo integrado

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096

Palavras-chave:

Ação emancipatória, Currículo integrado, Saber-fazer interdisciplinar

Resumo

A educação escolar tem enfrentado desafios para formar sujeitos capazes de atuarem de forma crítico-reflexiva e consciente no contexto globalizado em que vivemos. Assim, é imprescindível pensarmos em um processo de formação docente ancorado na interdisciplinaridade. Com este estudo, objetivamos compreender o sentido da interdisciplinaridade durante o processo formativo de pedagogos da UPE, a fim de estabelecermos relações entre esse saber-fazer, subsidiado pelo currículo integrado. A pesquisa estar subsidiada, teoricamente em Fazenda (2013 – 2014), Ranghetti (2014) e Santomé (1998). Para isto, trilhamos o caminho metodológico da pesquisa qualitativa, subsidiada por princípios fenomenológicos. Para tanto, enfatizamos, que o curso possui uma organização curricular indicativa para o desenvolvimento de ações aportadas no currículo integrado, assim como evidenciamos que os sujeitos associam o interdisciplinar à ideia de planejamento coletivo. Concluímos, enfatizando, que a interdisciplinaridade pressupõe: inovação, transformação, interconexão entre os conhecimentos e contempla a formação do sujeito que irá atuar em uma sociedade complexa e em movimento.

Biografia do Autor

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco

Formado em Pedagogia e mestre em educação pela UFMS, doutor pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio na Universidade Autonoma de Barcelona e pós doutor pela UFOP. Atualmente é coordenador de graduação da UPE e professor adjunto do colegiado de Pedagogia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2011). Atualmente é professora substituta da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, avaliação, inclusão, educação infantil, interdisciplinaridade, formação docente e abordagem reflexiva. Possui Especialização em Psicopedagogia (2014) realizada na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina - PE. É mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) pela UPE Campus Petrolina - PE.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Carvalho, O. F. de, & da Silva, G. M. (2023). A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE: Reflexões sobre o currículo integrado. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 363–385. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096