Jovens estudantes, interdisciplinaridade e multiculturalismo: um estudo em uma escola no meio rural

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Autores

  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior
  • Leonardo Donizette de Deus Menezes

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.614

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma prática pedagógica de ensino interdisciplinar desenvolvida em uma escola no meio rural localizada no Distrito de Amanhece, município de Araguari, MG, Brasil. Optou-se por trabalhar uma pedagogia de projeto para assim refletir sobre o multiculturalismo. Para avaliar essa prática pedagógica foi utilizada a técnica do grupo focal. Concluiu-se que, por um lado, o projeto cumpriu o seu papel, pois, envolveu os alunos que procuraram conhecer mais sobre a diversidade cultural. Por outro lado, observou-se que para o sucesso de uma educação multicultural faz-se necessária uma revolução em quatro pontos fundamentais: a) a formação de professores; b) o planejamento dos currículos; c) o desenvolvimento de materiais apropriados; d) a análise e a revisão crítica das práticas vigentes.

 Palavras-chave: Multiculturalismo. Interdisciplinaridade. educação e juventude.

 

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Publicado

16-05-2011

Como Citar

Silva Júnior, A. F. da, & Menezes, L. D. de D. (2011). Jovens estudantes, interdisciplinaridade e multiculturalismo: um estudo em uma escola no meio rural. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 34–45. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.614