O professor de matemática e os conteúdos dos livros didáticos: dizeres e fazeres

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Autores

  • Vinícius Sanches Tizzo
  • Thiago Donda Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.615

Resumo

Neste trabalho toma-se “utilização do livro didático” como um fenômeno a ser investigado, ou seja, busca-se alcançar a inteligibilidade em que o sentido desse fenômeno é articulado. Este trabalho tem como base uma pesquisa anterior fundamentada na fenomenologia e interessada em quais conteúdos o professor de matemática da rede de ensino público de Paranaíba – MS tem dificuldade de ensinar ou o aluno de aprender. Busca-se com esse estudo interpretar a coerência existente entre os discursos dos docentes, quanto à utilização do livro didático, e a manipulação dos conteúdos apresentados por este livro durante as aulas de matemática. É neste cenário que se insere a figura do professor entrevistado. Essa pesquisa baseou-se em entrevistas com professores, acompanhamento de suas aulas, análise de seus discursos e busca pela interpretação do que a este autor se manifestou. A intenção deste estudo é expor as informações prestadas por esses professores quanto à utilização do livro didático em sua prática pedagógica. Anseia-se, identificar razões, tanto nas entrevistas, como nas observações que justifiquem as dificuldades de utilização do livro didático em sala de aula. Embora o professor não apresente um aspecto específico que justifique a dificuldade de utilização do livro didático, continua a fazer uso do livro para a preparação das aulas. Logo, acredita-se que essas dificuldades são sanadas através do livro didático.

Palavras-chave: Livro didático de matemática. Discurso. Prática docente.

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Publicado

16-05-2011

Como Citar

Tizzo, V. S., & Rodrigues, T. D. (2011). O professor de matemática e os conteúdos dos livros didáticos: dizeres e fazeres. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(4), 122–130. https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.615