O professor de matemática e os conteúdos dos livros didáticos: dizeres e fazeres
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https://doi.org/10.26514/inter.v2i4.615Resumo
Neste trabalho toma-se “utilização do livro didático” como um fenômeno a ser investigado, ou seja, busca-se alcançar a inteligibilidade em que o sentido desse fenômeno é articulado. Este trabalho tem como base uma pesquisa anterior fundamentada na fenomenologia e interessada em quais conteúdos o professor de matemática da rede de ensino público de Paranaíba – MS tem dificuldade de ensinar ou o aluno de aprender. Busca-se com esse estudo interpretar a coerência existente entre os discursos dos docentes, quanto à utilização do livro didático, e a manipulação dos conteúdos apresentados por este livro durante as aulas de matemática. É neste cenário que se insere a figura do professor entrevistado. Essa pesquisa baseou-se em entrevistas com professores, acompanhamento de suas aulas, análise de seus discursos e busca pela interpretação do que a este autor se manifestou. A intenção deste estudo é expor as informações prestadas por esses professores quanto à utilização do livro didático em sua prática pedagógica. Anseia-se, identificar razões, tanto nas entrevistas, como nas observações que justifiquem as dificuldades de utilização do livro didático em sala de aula. Embora o professor não apresente um aspecto específico que justifique a dificuldade de utilização do livro didático, continua a fazer uso do livro para a preparação das aulas. Logo, acredita-se que essas dificuldades são sanadas através do livro didático.
Palavras-chave: Livro didático de matemática. Discurso. Prática docente.
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