Atitudes sociais em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência na educação superior

Visualizações: 929

Autores

  • Thelma Helena Costa Chahini Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.837

Palavras-chave:

Educação. Atitude social. Inclusão.

Resumo

Analisaram-se as atitudes de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior. Os participantes foram 15 alunos com deficiência; 100 alunos sem colegas com deficiência em sala de aula; 100 colegas de alunos com deficiência; 42 professores de alunos com deficiência; 100 professores sem alunos com deficiência em sala de aula. Os dados foram coletados por meio da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Os resultados demonstram que a experiência de estudar com colegas com deficiência na mesma classe promoveu mudança nas atitudes sociais em relação à inclusão, tornando-as mais favoráveis. Os professores aceitam a inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior, no aspecto ideológico, mas quanto à operacionalização das práticas pedagógicas visando garantir a permanência com êxito desses alunos na instituição, suas atitudes já não são tão favoráveis.

Biografia do Autor

Thelma Helena Costa Chahini, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Profª da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestrado em Educação (UFMA). Doutorado em Educação (UNESP/Marília).

Especialista em Psicopedagogia (UNIB/SP) e em Educação Especial (UFMA).

Posdoutoramento em Educação Especial (UFSCar/SP)

Downloads

Publicado

01-06-2016

Como Citar

Chahini, T. H. C. (2016). Atitudes sociais em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência na educação superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 314–328. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.837