Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
v. 11 n. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33
Publicado:
24-12-2020
Expediente
Apresentação do dossiê
Ademilson Batista Paes
-
PDF
Artigos Temáticos
REFLEXÕES DE UM ANTROPÓLOGO ANDINO – AMAZÔNICO DA AMÉRICA DO SUL, SOBRE O CORONAVIRUS
José Marín
01-07
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.5634
OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Roberta Santos de Almeida, Adelaide Alves Dias
08-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518
ANÁLISE BAKHTINIANA DAS NARRATIVAS SOBRE O PRECONCEITO VIVIDO POR PROFESSORES, ILHA SOLTEIRA, SP
Léia Teixeira Lacerda, Eduardo Vasconcelos da Silva, Maria Leda Pinto
29-51
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4981
HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS
Ana D Arc MARTINS DE AZEVEDO, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
52-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862
Mulheres quilombolas: silenciamentos e discursos corporais no samba de roda
Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
68-88
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4926
CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
José Valdinei Albuquerque Miranda, Neusiane de Nazaré Coelho de Melo
89-111
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973
DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE LIDERANÇA FEMININA NEGRA: ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA
Ellen Aniszewski, Rosângela Malachias
112-127
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4601
História e culturas indígenas em pesquisas sobre a formação e atuação de professores de música no contexto escolar
Simone Marques Braga, Andeson Cleomar Santos, Claudia Elisiane Ferreira Santos
128-147
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4939
A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani
Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
148-165
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249
As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar
Glauber Ranieri Martins da Silva, Ivany Pinto Nascimento
166-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS
ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo
186-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936
UNIVERSIDADE BRASILEIRA E EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UMA COMUNIDADE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL
Sônia Bessa, Cristiano Guedes
202-222
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4248
REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN
Jorge Alejandro Santos, Fernanda Machado Dill, Leonel Piovezana
223-244
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899
História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local
Beleni Salete Grando, Nilzalina Silva Chaparro, Jonathan Stroher
245-265
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881
Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade
Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Laura Juliana Neris Machado Barros, Maristela Bortolon de Matos
266-281
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406
Artigos
Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID
Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
282-302
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810
Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório
Luciana Canabarro, Raquel Aparecida de Oliveira, Fernando Antonio Almeida
303-323
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893
O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR
Ketlyn Correia Garcia, Tania Denise Miskinis Salgado
324-344
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032
OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT
Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Roberta Pasqualli
345-364
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050
A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva
365-385
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068
A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTATUTOS INSTITUCIONAIS
Denise Macedo Ziliotto
386-406
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161
REPENSAR LA INTERCULTURALIDAD A PARTIR DEL DISENSO Y CONFLICTO. UNA PROPUESTA TEÓRICA
Gabriela Martínez Ortíz, Luis Ernesto Solano
407-418
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4170
A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade
Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
419-437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos
Fernanda Teresa Moro, Maria Madalena Dullius
438-460
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE
Ana Maura Tavares dos Anjos
485-501
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400
A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fabio Antonio Gabriel, Guilherme Ruthes
502-522
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420
UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016
Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
523-543
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423
Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual
João Paulo dos Passos Santos, Elsa Midori Shimazaki
544-563
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4426
Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional
Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Renata Cardoso Silva
564-580
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436
A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL
Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
581-596
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441
Cidade e Educação: Um rolé pela Providência
Leonardo Perdigão Leite
597-616
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512
Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses
Ozaias Antonio Batista, Maria do Socorro Pereira da Silva
617-637
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522
POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS
Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Altaci Corrêa Rubim, Glademir Sales dos Santos
638-656
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655
RESENHA
Jean-Paul Sartre: a imaginação como modo de existir e de educar
Anderson Luis da Paixão Café
461-466
PDF
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4340
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão