v. 11 n. 33 (2020): Educação, raça e os desafios da docência

Expediente

Artigos Temáticos

  • REFLEXÕES DE UM ANTROPÓLOGO ANDINO – AMAZÔNICO DA AMÉRICA DO SUL, SOBRE O CORONAVIRUS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.5634
    José Marín
    01-07
  • OS SABERES NA CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO RACISMO EM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4518
    Roberta Santos de Almeida, Adelaide Alves Dias
    08-28
  • ANÁLISE BAKHTINIANA DAS NARRATIVAS SOBRE O PRECONCEITO VIVIDO POR PROFESSORES, ILHA SOLTEIRA, SP

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4981
    Léia Teixeira Lacerda, Eduardo Vasconcelos da Silva, Maria Leda Pinto
    29-51
  • HIPERPOTENTIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA: O PODER POLÍTICO DE TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES E ESCOLAS QUILOMBOLAS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4862
    Ana D Arc MARTINS DE AZEVEDO, IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
    52-67
  • Mulheres quilombolas: silenciamentos e discursos corporais no samba de roda

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4926
    Thais de Jesus Ferreira, Maria Cecilia de Paula Silva
    68-88
  • CORPO AFRORRELIGIOSO E RESISTÊNCIA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4973
    José Valdinei Albuquerque Miranda, Neusiane de Nazaré Coelho de Melo
    89-111
  • DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS SOBRE LIDERANÇA FEMININA NEGRA: ENTRE O TERREIRO E A ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4601
    Ellen Aniszewski, Rosângela Malachias
    112-127
  • História e culturas indígenas em pesquisas sobre a formação e atuação de professores de música no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4939
    Simone Marques Braga, Andeson Cleomar Santos, Claudia Elisiane Ferreira Santos
    128-147
  • A importância da sala de apoio à aprendizagem em um colégio indígena Guarani

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4249
    Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro, Marcos Lübeck
    148-165
  • As representações sociais de professores indígenas Tembé sobre a sua cultura na educação escolar

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4913
    Glauber Ranieri Martins da Silva, Ivany Pinto Nascimento
    166-185
  • AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ESCOLAS DE MANIAÇU-CETITÉ/BA: INTERFACES COM AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLAS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4936
    ROSEMÁRIA JOAZEIRO PINTO DE SOUSA, Dinalva Maria de Jesus Santana Macêdo
    186-201
  • UNIVERSIDADE BRASILEIRA E EPISTEMOLOGIAS DESCOLONIZADAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UMA COMUNIDADE NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4248
    Sônia Bessa, Cristiano Guedes
    202-222
  • REESCREVENDO A HISTÓRIA SOB UMA PERSPECTIVA INDÍGENA: A DESCONSTRUÇÃO DA FIGURA DO "DESBRAVADOR" NO OESTE DE SANTA CATARIN

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4899
    Jorge Alejandro Santos, Fernanda Machado Dill, Leonel Piovezana
    223-244
  • História e cultura do Povo Bororo em Cuiabá: a formação-ação-intercultural para o reconhecimento da identidade local

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4881
    Beleni Salete Grando, Nilzalina Silva Chaparro, Jonathan Stroher
    245-265
  • Literatura infantil indígena: práticas pedagógicas de interdisciplinaridade e interculturalidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4406
    Bruna Costa Mariano Ferreguetti Souza, Laura Juliana Neris Machado Barros, Maristela Bortolon de Matos
    266-281

Artigos

  • Escola e Políticas de Currículo: uma pesquisa documental sobre as práticas discursivas de supervisores sobre o PIBID

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.3810
    Mirele Corrêa, Jessiel Odilon Junglos, Gicele Maria Cervi
    282-302
  • Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893
    Luciana Canabarro, Raquel Aparecida de Oliveira, Fernando Antonio Almeida
    303-323
  • O NOME DA ROSA: UMA OFICINA POR ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES SOBRE A OBRA DE UMBERTO ECO EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4032
    Ketlyn Correia Garcia, Tania Denise Miskinis Salgado
    324-344
  • OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA A DISTÂNCIA NO PROFEPT

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4050
    Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Roberta Pasqualli
    345-364
  • A Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará: Um Cenário de Divulgação e Formação Cultural com Enfoque Científico e Tecnológico

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4068
    Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Ana Paula Bispo da Silva
    365-385
  • A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEE NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: A CONTRIBUIÇÃO DOS ESTATUTOS INSTITUCIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4161
    Denise Macedo Ziliotto
    386-406
  • REPENSAR LA INTERCULTURALIDAD A PARTIR DEL DISENSO Y CONFLICTO. UNA PROPUESTA TEÓRICA

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4170
    Gabriela Martínez Ortíz, Luis Ernesto Solano
    407-418
  • A atuação do Professor Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: o desafio da intersetorialidade

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4310
    Maria Aparecida Rodrigues da Rocha, Vera Lúcia Nogueira
    419-437
  • Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339
    Fernanda Teresa Moro, Maria Madalena Dullius
    438-460
  • NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORAS SOBRE CRIANÇA(S) E INFÂNCIA(S) NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO SERTÃO CEARENSE

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4400
    Ana Maura Tavares dos Anjos
    485-501
  • A relação pedagógica entre professor e aluno na Educação Básica: indicadores para o planejamento e a realização do trabalho pedagógico a partir do Movimento Escoteiro

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4420
    Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Fabio Antonio Gabriel, Guilherme Ruthes
    502-522
  • UM OLHAR RESSIGNIFICADO SOBRE A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DO ENDIPE NO PERÍDO DE 2014 A 2016

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4423
    Natasha Yukari Schiavinato Nakata, Marta Regina Furlan de Oliveira
    523-543
  • Intervenção pedagógica por meio de jogos para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4426
    João Paulo dos Passos Santos, Elsa Midori Shimazaki
    544-563
  • Análise de redes sociais: a utilização de artefatos tecnológicos na educação profissional

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4436
    Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Renata Cardoso Silva
    564-580
  • A ARTE COMO POTENCIALIDADE NA PRÁTICA DO EDUCADOR SOCIAL

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4441
    Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Michelle Popenga Geraim Monteiro, Araci Asinelli-Luz
    581-596
  • Cidade e Educação: Um rolé pela Providência

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4512
    Leonardo Perdigão Leite
    597-616
  • Educação do Campo na Universidade: realidades e desafios socioeducacionais dos camponeses

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4522
    Ozaias Antonio Batista, Maria do Socorro Pereira da Silva
    617-637
  • POR ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDANTES TIKUNA DA ESCOLA DIFERENCIADA WOTCHIMAÜCÜ EM MANAUS

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4655
    Jucinôra Venâncio de Souza Araújo, Altaci Corrêa Rubim, Glademir Sales dos Santos
    638-656

RESENHA

  • Jean-Paul Sartre: a imaginação como modo de existir e de educar

    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4340
    Anderson Luis da Paixão Café
    461-466