Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
INTERFACES DA EDUCAÇÃO
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 40 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
v. 14 n. 40 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40
Publicado:
29-08-2023
Expediente
Apresentação
Fernando Guimarães
Visualizações: 120
112
pdf
Artigos
A importância do AEE para os professores do Piemonte da Diamantina-Bahia
Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
8-23
Visualizações: 343
240
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.4779
Políticas Públicas e Atendimento aos Alunos Superdotados de Nova Iguaçu
trajetória para a garantia dos direitos educacionais
Marilene Cecília Ramos, Fernanda Serpa Cardoso
24-40
Visualizações: 370
161
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6030
Jornalismo Contextualizado com o Semiárido e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido
uma união que fortalece o protagonismo juvenil
Neucimeire Santos de Souza, Carla Conceição da Silva Paiva
41-61
Visualizações: 190
76
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5566
Relações étnico-raciais na prática pedagógica dos professores de Educação Física
estudo exploratório em escolas estaduais de Curitiba
Francine Cruz Grison, Guilherme da Silva Gasparotto
62-82
Visualizações: 307
101
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5712
Residências Multiprofissionais em Saúde
problematizando a formação do psicólogo para o SUS
Ana Helena Araújo Bomfim Queiroz, Magda Dimenstein, Candida Dantas
83-98
Visualizações: 212
73
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5717
A qualidade do novo ensino médio nos limites dos Centros de Ensino em Período Integral de Goiás
Alcio Crisóstomo Magalhães, Terita Michele da Silva Ferreira
99-113
Visualizações: 178
71
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5763
Discussão sobre a Educação Especial em cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza em Goiás
Fernanda Welter Adams
114-133
Visualizações: 215
67
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5771
Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica
Lázaro Luis de Lima Sousa, Jusciane da Costa e Silva, Francisco Bismak Freire Batista
134-149
Visualizações: 241
57
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804
Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema
Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961)
Eurize Caldas Pessanha, Marta Banducci Rhae, Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
150-169
Visualizações: 172
66
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858
O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física
as expectativas discentes na formação inicial
MARCELO JOSÉ TAQUES, SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID
170-190
Visualizações: 200
72
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903
Política Nacional de Educação Ambiental em atividades de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus da região sul do estado
Tatiane Modolon, Douglas Paulesky Juliani, Sabrina Bleicher
191-209
Visualizações: 166
58
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5919
Percepção dos Docentes de Fisioterapia sobre a Influência da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, Clima Organizacional na Formação Profissional
Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Maria Rosa Schetinger Chitolina Schetinger
210-227
Visualizações: 137
62
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5922
A Escola Industrial de Natal (RN)
uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948)
Eduardo Cristiano Hass da Silva, Rafael de Souza Pinheiro
228-245
Visualizações: 165
43
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5982
Da elaboração à implementação de políticas curriculares na/com a escola
possibilidades e desafios para consecução de projetos colaborativos
Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Marcia Torres Neri Soares, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
246-265
Visualizações: 204
67
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6025
Política pública de inclusão escolar
Contribuições da psicopedagogia
Márcia Zakur Ayres, Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Adriana de Souza Medeiros Batista
266-283
Visualizações: 271
109
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026
O PIBID entre 2007 e 2018
A formação de professores como terreno de disputa
Talita da Silva Campelo
284-303
Visualizações: 229
52
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6038
Ensinar e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia
Ensaio sobre os desafios de uma política de ensino voltada às especificidades da escola em comunidades tradicionais
Raquel da Silva Lopes, Irlanda do Socorro Oliveira Miléo
304-326
Visualizações: 153
61
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6063
Disciplinas básicas e técnicas no ensino médio integrado
uma relação (im)possível?
Jéssica de Góes Bilar, Luan Zimmermann Bortoluzzi, Renato Xavier Coutinho
327-342
Visualizações: 169
54
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5694
A criação e instalação do Curso Normal Regional Princesa Isabel no Território Federal de Ponta Porã
Marcelo Pereira Rocha, Silvia Helena Andrade de Brito
343-362
Visualizações: 134
42
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6080
A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE
Reflexões sobre o currículo integrado
Odair França de Carvalho, Genilda Maria da Silva
363-385
Visualizações: 312
70
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096
Estratégias educomunicativas para a inclusão
Pesquisa-ação no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Brasília (IFB)
Adriano Carmo, Bruno Betti Galasso
386-404
Visualizações: 184
68
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6125
Avaliação Formativa em Sessões de Tutoria na Graduação de Enfermagem
(Re) construindo um Instrumento Avaliativo.
Debora Cabral Nunes Polaz, Raquel Aparecida de Oliveira
405-423
Visualizações: 141
52
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6348
Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado
Andréia Piana Titon, Andréa Vieira Zanella
424-448
Visualizações: 209
61
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900
Extensão universitária
Possibilidades para a formação de professores em contexto
Andrssa de Oliveira Martins, Luana Zanotto, Aline Sommerhalder
449-467
Visualizações: 238
70
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6516
Educação para o bem público na universidade brasileira
Qual a percepção dos estudantes?
Cristina Fioreze, Julio Cesar Godoy Bertolin
468-485
Visualizações: 131
56
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6533
O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia?
A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes
Thiago Anchieta de Melo, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento
486-504
Visualizações: 149
40
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538
Práticas e processos educativos nos modos de existência e resistência da população negra na cidade de Campinas-SP
Rogério Donizetti Bueno, RENATA SIEIRO FERNANDES
505-524
Visualizações: 145
45
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6639
O ensino de gêneros textuais em língua portuguesa para surdos em contexto bilíngue
reflexões sobre práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Renata Castelo Peixoto, Ana Maria Iorio Dias
525-544
Visualizações: 307
54
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5169
Análise sobre o perfil docente dos aprovados em seleções municipais e estaduais
Desvalorização do saber docente e injustiça social
MATEUS ALENCAR NIKEL, Monique Andries Nogueira
545-561
Visualizações: 104
36
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5977
O estágio obrigatório e o ensino remoto emergencial
percepções de estudantes de Pedagogia
Sheila Denize Guimarães Barbosa
562-577
Visualizações: 150
40
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6224
O lugar do esporte na Base Nacional Comum Curricular
Renan Santos Furtado, Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Carlos Nazareno Ferreira Borges
578-598
Visualizações: 542
119
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5851
O ensino de química para surdos em cursos técnicos integrados ao ensino médio
Roberta Pasqualli, Karina Zaia Machado Raizer
599-618
Visualizações: 165
58
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5844
Formação continuada de professores da educação básica em tempos de pandemia da Covid-19
Silvana Ventorim, Cláudio Alves Pereira, Juverci Fonseca Bitencourt
619-639
Visualizações: 253
57
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6633
Maternidade e carreira científica
Experiências e concepções das docentes mães da Universidade Federal do Pampa
Aline Teresinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
640-659
Visualizações: 236
111
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6603
Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida
Nada de novo no front
Teodoro Adriano Costa Zanardi, Júlia de Moura Martins Guimarães, Wanderson de Sousa Cleres
660-680
Visualizações: 351
189
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660
RESENHA
Um discurso sobre as ciências
Problematizações em torno da produção do conhecimento científico
Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Farias
681-685
Visualizações: 287
81
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6539
Notas de Florestan Fernandes sobre educação, sociedade e revolução
Vinícius de Oliveira Bezerra
686-690
Visualizações: 155
47
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5946
Educação Inclusiva
Quem se responsabiliza?
Geane das Chagas Silva, Lúcio Fernandes Ferreira
691-695
Visualizações: 160
54
pdf
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5619
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão