v. 14 n. 40 (2023): Interfaces da Educação - Fluxo Contínuo

Expediente

Artigos

  • A importância do AEE para os professores do Piemonte da Diamantina-Bahia

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.4779
    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
    8-23
  • Políticas Públicas e Atendimento aos Alunos Superdotados de Nova Iguaçu trajetória para a garantia dos direitos educacionais

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6030
    Marilene Cecília Ramos, Fernanda Serpa Cardoso
    24-40
  • Jornalismo Contextualizado com o Semiárido e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido uma união que fortalece o protagonismo juvenil

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5566
    Neucimeire Santos de Souza, Carla Conceição da Silva Paiva
    41-61
  • Relações étnico-raciais na prática pedagógica dos professores de Educação Física estudo exploratório em escolas estaduais de Curitiba

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5712
    Francine Cruz Grison, Guilherme da Silva Gasparotto
    62-82
  • Residências Multiprofissionais em Saúde problematizando a formação do psicólogo para o SUS

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5717
    Ana Helena Araújo Bomfim Queiroz, Magda Dimenstein, Candida Dantas
    83-98
  • A qualidade do novo ensino médio nos limites dos Centros de Ensino em Período Integral de Goiás

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5763
    Alcio Crisóstomo Magalhães, Terita Michele da Silva Ferreira
    99-113
  • Discussão sobre a Educação Especial em cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza em Goiás

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5771
    Fernanda Welter Adams
    114-133
  • Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804
    Lázaro Luis de Lima Sousa, Jusciane da Costa e Silva, Francisco Bismak Freire Batista
    134-149
  • Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961)

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858
    Eurize Caldas Pessanha, Marta Banducci Rhae, Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann
    150-169
  • O fenômeno esporte no Curso de Licenciatura em Educação Física as expectativas discentes na formação inicial

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5903
    MARCELO JOSÉ TAQUES, SILVIA CHRISTINA DE OLIVEIRA MADRID
    170-190
  • Política Nacional de Educação Ambiental em atividades de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus da região sul do estado

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5919
    Tatiane Modolon, Douglas Paulesky Juliani, Sabrina Bleicher
    191-209
  • Percepção dos Docentes de Fisioterapia sobre a Influência da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, Clima Organizacional na Formação Profissional

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5922
    Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Maria Rosa Schetinger Chitolina Schetinger
    210-227
  • A Escola Industrial de Natal (RN) uma análise do civismo a partir de fotografias (1945- 1948)

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5982
    Eduardo Cristiano Hass da Silva, Rafael de Souza Pinheiro
    228-245
  • Da elaboração à implementação de políticas curriculares na/com a escola possibilidades e desafios para consecução de projetos colaborativos

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6025
    Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Marcia Torres Neri Soares, Simone Dias Cerqueira de Oliveira
    246-265
  • Política pública de inclusão escolar Contribuições da psicopedagogia

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6026
    Márcia Zakur Ayres, Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Adriana de Souza Medeiros Batista
    266-283
  • O PIBID entre 2007 e 2018 A formação de professores como terreno de disputa

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6038
    Talita da Silva Campelo
    284-303
  • Ensinar e Aprender Língua Portuguesa na Amazônia Ensaio sobre os desafios de uma política de ensino voltada às especificidades da escola em comunidades tradicionais

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6063
    Raquel da Silva Lopes, Irlanda do Socorro Oliveira Miléo
    304-326
  • Disciplinas básicas e técnicas no ensino médio integrado uma relação (im)possível?

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5694
    Jéssica de Góes Bilar, Luan Zimmermann Bortoluzzi, Renato Xavier Coutinho
    327-342
  • A criação e instalação do Curso Normal Regional Princesa Isabel no Território Federal de Ponta Porã

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6080
    Marcelo Pereira Rocha, Silvia Helena Andrade de Brito
    343-362
  • A interdisciplinaridade no processo formativo de pedagogos da UPE Reflexões sobre o currículo integrado

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6096
    Odair França de Carvalho, Genilda Maria da Silva
    363-385
  • Estratégias educomunicativas para a inclusão Pesquisa-ação no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Brasília (IFB)

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6125
    Adriano Carmo, Bruno Betti Galasso
    386-404
  • Avaliação Formativa em Sessões de Tutoria na Graduação de Enfermagem (Re) construindo um Instrumento Avaliativo.

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6348
    Debora Cabral Nunes Polaz, Raquel Aparecida de Oliveira
    405-423
  • Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900
    Andréia Piana Titon, Andréa Vieira Zanella
    424-448
  • Extensão universitária Possibilidades para a formação de professores em contexto

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6516
    Andrssa de Oliveira Martins, Luana Zanotto, Aline Sommerhalder
    449-467
  • Educação para o bem público na universidade brasileira Qual a percepção dos estudantes?

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6533
    Cristina Fioreze, Julio Cesar Godoy Bertolin
    468-485
  • O que a Pandemia da Covid-19 ensinou aos Alunos e Professores de Microbiologia? A prática tecnopedagógica em espaços de construção de novos saberes

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6538
    Thiago Anchieta de Melo, Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento
    486-504
  • Práticas e processos educativos nos modos de existência e resistência da população negra na cidade de Campinas-SP

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6639
    Rogério Donizetti Bueno, RENATA SIEIRO FERNANDES
    505-524
  • O ensino de gêneros textuais em língua portuguesa para surdos em contexto bilíngue reflexões sobre práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5169
    Renata Castelo Peixoto, Ana Maria Iorio Dias
    525-544
  • Análise sobre o perfil docente dos aprovados em seleções municipais e estaduais Desvalorização do saber docente e injustiça social

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5977
    MATEUS ALENCAR NIKEL, Monique Andries Nogueira
    545-561
  • O estágio obrigatório e o ensino remoto emergencial percepções de estudantes de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6224
    Sheila Denize Guimarães Barbosa
    562-577
  • O lugar do esporte na Base Nacional Comum Curricular

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5851
    Renan Santos Furtado, Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Carlos Nazareno Ferreira Borges
    578-598
  • O ensino de química para surdos em cursos técnicos integrados ao ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5844
    Roberta Pasqualli, Karina Zaia Machado Raizer
    599-618
  • Formação continuada de professores da educação básica em tempos de pandemia da Covid-19

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6633
    Silvana Ventorim, Cláudio Alves Pereira, Juverci Fonseca Bitencourt
    619-639
  • Maternidade e carreira científica Experiências e concepções das docentes mães da Universidade Federal do Pampa

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6603
    Aline Teresinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
    640-659
  • Reforma do Ensino Médio e Projetos de Vida Nada de novo no front

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.7660
    Teodoro Adriano Costa Zanardi, Júlia de Moura Martins Guimarães, Wanderson de Sousa Cleres
    660-680

RESENHA

  • Um discurso sobre as ciências Problematizações em torno da produção do conhecimento científico

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6539
    Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Giovana Maria Belém Falcão, Isabel Maria Sabino de Farias
    681-685
  • Notas de Florestan Fernandes sobre educação, sociedade e revolução

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5946
    Vinícius de Oliveira Bezerra
    686-690
  • Educação Inclusiva Quem se responsabiliza?

    DOI: https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5619
    Geane das Chagas Silva, Lúcio Fernandes Ferreira
    691-695