A abordagem de alguns números irracionais notáveis nos livros didáticos do ensino fundamental e médio
Visualizações: 701DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i6.581Abstract
Este texto descreve os resultados de uma pesquisa orientada pela questão ‘Como são abordados os números irracionais no ensino básico, considerando-se como fonte o livro didático?’. Em uma amostra de livros didáticos, observamos se e como são apresentados ‘o número PI’, ‘o número de Euler’ e ‘o número de Ouro’. A investigação utilizou os núcleos de significação para analisar os sentidos do discurso presente nos textos dos livros didáticos. Constatamos que os temas apontados são introduzidos por um viés empírico ou pela definição formal, porém não ocorre intercâmbio destes pólos. Observamos que o número PI é empiricamente abordado, o número de Euler é apenas citado como uma possível base dos logaritmos e fica destaca a interface artística do número de Ouro articulada a representação algébrica. Em síntese, esta opção dos livros didáticos reforça uma concepção tecnicista, limitando a compreensão da complexidade dos números irracionais no Ensino Fundamental e Médio.
Palavras-chave: Livro Didático. Núcleos de Significação. Número PI. Número de Euler. Número de Ouro.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.