O registro na avaliação da aprendizagem como parte do trabalho pedagógico na Educação Infantil
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.6488Palavras-chave:
Registro da aprendizagem, Avaliação da aprendizagem, Educação InfantilResumo
Este trabalho está voltado à organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, no qual busca-se identificar que concepções avaliativas norteiam a prática docente e quais instrumentos são utilizados pelo professor ao avaliar a aprendizagem das crianças nessa etapa de ensino. Fundamentada em um estudo bibliográfico e de campo, de abordagem qualitativa, esta pesquisa contempla autores que discutem temáticas como avaliação da aprendizagem, registro docente e trabalho pedagógico na Educação Infantil. Contou-se com instrumentos de coleta de dados como observações diretas, registradas em diários de campo, da prática de professoras de duas turmas de Educação Infantil, nível V, de uma escola pública municipal de Pilões/RN e um questionário semiestruturado aplicado às mesmas. Identificou-se que as professoras compreendem e assumem a avaliação continuada como necessária ao trabalho pedagógico, utilizando-a em registros de aprendizagem das crianças, como o portfólio e as fichas individuais dos alunos. No entanto, esses registros nem sempre são contínuos, pois são usados apenas em determinados momentos do ano letivo. Os dados apontam ainda reflexões acerca do papel do educador como revestido de dinamicidade e a necessidade da avaliação da aprendizagem estar articulada à registros que contenham elementos que auxiliem o docente no processo avaliativo da aprendizagem na Educação Infantil.
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