REEDUCAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA REFLEXÃO DO USO CONCRETO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Visualizações: 81Keywords:
Reeducação sociolinguística, Sequência didática, Traços descontínuos, Traços graduaisAbstract
Este artigo tem como intenção refletir acerca de propostas didáticas voltadas para à reeducação sociolinguística nas aulas de língua portuguesa nos sétimos anos do ensino fundamental da Escola Estadual Kreen Akarore, do município de Peixoto de Azevedo-MT, e da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, do município de Diamantino-MT. Procura também atender um dos requisitos da disciplina “Gramática, variação e ensino” do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS- na UNEMAT, campus de Sinop-MT. Para que tal proposta se efetivasse, foram desenvolvidas sequências didáticas em que os alunos dos 7ºs anos assumiram o papel de pesquisadores, buscando compreender a heterogeneidade da língua portuguesa e os processos de variação e mudança pelos quais se constitui a identidade sociocultural dos brasileiros. A produção final nas sequências didáticas foi o gênero paródia em que as pesquisadoras utilizaram estes textos para analisar as ocorrências, ou não, de traços graduais e descontínuos. O aporte teórico que nos permitiu refletir acerca do trabalho realizado pautou-se em Bakhtin (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka e Oliveira (2014), Coelho [et.al.] (2010), Souza [et.al.] (2013), Marcuschi (2008), entre outros. A proposta foi amparada nas teorias do ensino de língua materna por meio de sequências didáticas formuladas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
ABSTRACT: This article intends to reflect on didactic proposals aimed at the sociolinguistic reeducation in the Portuguese language classes in the seventh grade of Kreen Akarore State School, in the municipality of Peixoto de Azevedo-MT, and the State School Sister Lucinda Facchini , from the municipality of Diamantino-MT. It also seeks to meet one of the requirements of the subject "Grammar, variation and teaching" of the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS - at UNEMAT, Sinop-MT campus. In order to make such a proposal effective, didactic sequences were developed in which 7th graders took on the role of researchers, seeking to understand the heterogeneity of the Portuguese language and the processes of variation and change that constitute the sociocultural identity of Brazilians. The final production in didactic sequences was the parody genre in which the researchers used these texts to analyze the occurrences, or not, of gradual and discontinuous traits. The theoretical contribution that allowed us to reflect on the work carried out was based on Bakhtin (2003), Dolz and Schneuwly (2004), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka and Oliveira (2014), Coelho [et. al.] (2010), Souza [et.al.] (2013), Marcuschi (2008), among others. The proposal was supported by the theories of mother tongue teaching through didactic sequences formulated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).
KEYWORDS: Sociolinguistic reeducation; Following teaching; Discontinuous traces; Gradual traits.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.