REEDUCAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA REFLEXÃO DO USO CONCRETO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
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Reeducação sociolinguística, Sequência didática, Traços descontínuos, Traços graduaisResumen
Este artigo tem como intenção refletir acerca de propostas didáticas voltadas para à reeducação sociolinguística nas aulas de língua portuguesa nos sétimos anos do ensino fundamental da Escola Estadual Kreen Akarore, do município de Peixoto de Azevedo-MT, e da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, do município de Diamantino-MT. Procura também atender um dos requisitos da disciplina “Gramática, variação e ensino” do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS- na UNEMAT, campus de Sinop-MT. Para que tal proposta se efetivasse, foram desenvolvidas sequências didáticas em que os alunos dos 7ºs anos assumiram o papel de pesquisadores, buscando compreender a heterogeneidade da língua portuguesa e os processos de variação e mudança pelos quais se constitui a identidade sociocultural dos brasileiros. A produção final nas sequências didáticas foi o gênero paródia em que as pesquisadoras utilizaram estes textos para analisar as ocorrências, ou não, de traços graduais e descontínuos. O aporte teórico que nos permitiu refletir acerca do trabalho realizado pautou-se em Bakhtin (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka e Oliveira (2014), Coelho [et.al.] (2010), Souza [et.al.] (2013), Marcuschi (2008), entre outros. A proposta foi amparada nas teorias do ensino de língua materna por meio de sequências didáticas formuladas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
ABSTRACT: This article intends to reflect on didactic proposals aimed at the sociolinguistic reeducation in the Portuguese language classes in the seventh grade of Kreen Akarore State School, in the municipality of Peixoto de Azevedo-MT, and the State School Sister Lucinda Facchini , from the municipality of Diamantino-MT. It also seeks to meet one of the requirements of the subject "Grammar, variation and teaching" of the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS - at UNEMAT, Sinop-MT campus. In order to make such a proposal effective, didactic sequences were developed in which 7th graders took on the role of researchers, seeking to understand the heterogeneity of the Portuguese language and the processes of variation and change that constitute the sociocultural identity of Brazilians. The final production in didactic sequences was the parody genre in which the researchers used these texts to analyze the occurrences, or not, of gradual and discontinuous traits. The theoretical contribution that allowed us to reflect on the work carried out was based on Bakhtin (2003), Dolz and Schneuwly (2004), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Cyranka and Oliveira (2014), Coelho [et. al.] (2010), Souza [et.al.] (2013), Marcuschi (2008), among others. The proposal was supported by the theories of mother tongue teaching through didactic sequences formulated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).
KEYWORDS: Sociolinguistic reeducation; Following teaching; Discontinuous traces; Gradual traits.
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