OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS

THE IMPACTS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON THE PROFESSIONAL ACTIVITIES OF SIGN LANGUAGE TRANSLATORS AND INTERPRETERS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.320

Palabras clave:

Pandemia; Covid-19; Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais; Atividades remotas.

Resumen

A pandemia da Covid-19 trouxe inseguranças e medos para toda a população, nesse sentido, a adoção de novos hábitos passou a ser necessária. Como estratégia para a continuação de atividades profissionais, o trabalho remoto foi apresentado como forma para continuação das atividades educacionais. Para os Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), esta nova realidade passou a fazer parte de sua rotina. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do TILS que atuam no contexto educacional, como a nova rotina de atuação em decorrência da pandemia da Covid-19 tem influenciado as suas atividades profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo, tendo como principal instrumento o formulário. Os participantes desta pesquisa foram vinte e cinco TILS que atuam com alunos surdos da educação básica ao ensino superior do município de Teresina-PI. Os resultados foram analisados a partir das informações presentes no Google Formulário através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Entre os resultados encontrados foi possível identificar dificuldades relacionadas a sobrecarga de trabalho, o manuseio de equipamentos e ferramentas tecnológicas, ausência de suporte técnico (audiovisual), a falta de estrutura física para atuação. Outro aspecto ressaltado refere-se ao fato de que na perspectiva dos TILS, a ausência de janela em Libras com o TILS tem dificultado o acesso das informações sobre a Covid-19 para população surda, dificultando a adoção de medidas preventivas, pois com a falta de acessibilidade muitos conteúdos disponibilizados não são compreendidos pelo público surdo.A pandemia da Covid-19 trouxe inseguranças e medos para toda a população, nesse sentido, a adoção de novos hábitos passou a ser necessária. Como estratégia para a continuação de atividades profissionais, o trabalho remoto foi apresentado como forma para continuação das atividades educacionais. Para os Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS), esta nova realidade passou a fazer parte de sua rotina. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar, na perspectiva do TILS que atuam no contexto educacional, como a nova rotina de atuação em decorrência da pandemia da Covid-19 tem influenciado as suas atividades profissionais. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo, tendo como principal instrumento o formulário. Os participantes desta pesquisa foram vinte e cinco TILS que atuam com alunos surdos da educação básica ao ensino superior do município de Teresina-PI. Os resultados foram analisados a partir das informações presentes no Google Formulário através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Entre os resultados encontrados foi possível identificar dificuldades relacionadas a sobrecarga de trabalho, o manuseio de equipamentos e ferramentas tecnológicas, ausência de suporte técnico (audiovisual), a falta de estrutura física para atuação. Outro aspecto ressaltado refere-se ao fato de que na perspectiva dos TILS, a ausência de janela em Libras com o TILS tem dificultado o acesso das informações sobre a Covid-19 para população surda, dificultando a adoção de medidas preventivas, pois com a falta de acessibilidade muitos conteúdos disponibilizados não são compreendidos pelo público surdo.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Assunção Xavier Ferreira, SENAC

Mestre em Educação (UFPI), Pedagoga; Especialista em Libras; Professora de Libras (UFMA), campus Grajaú; Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva DGP no Brasil. Possui certificação no exame de proficiência na Libras (PROLIBRAS - uso e ensino da Libras).

Keity Farias Abi-Ackel, UNISINOS

Fonoaudióloga; Especialista em Libras; Mestranda em Linguística Aplicada (Unisinos); Intérprete de Libras/Português no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA Itaqui-Bacanga; Membro do Grupo de Pesquisa LES - Linguagem, Escola e Sociedade (UFPI) e do Grupo GELSPI - Grupo de Estudo de Línguas de Sinais do Piauí.

Francisca Neuza de Almeida Farias, UESPI

Doutora em Educação (UFPI); Mestre em Educação (UFPI). Especialista em Libras - Língua Brasileira de Sinais e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente, é professora de Libras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Citas

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Publicado

2021-05-18

Cómo citar

Ferreira, A. C. A. X., Abi-Ackel, K. F., & Farias, F. N. de A. (2021). OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LÍNGUA DE SINAIS: THE IMPACTS OF THE COVID-19 PANDEMIC ON THE PROFESSIONAL ACTIVITIES OF SIGN LANGUAGE TRANSLATORS AND INTERPRETERS. WEB REVISTA SOCIODIALETO, 11(33), 1–35. https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v11i33.320