A EXPRESSÃO VARIÁVEL DO FUTURO VERBAL NO PORTUGUÊS FALADO EM GARANHUNS-PE
THE VARIABLE EXPRESSION OF THE FUTURE TENSE IN THE PORTUGUESE SPOKEN IN GARANHUNS-PE
Visualizações: 128DOI:
https://doi.org/10.48211/sociodialeto.v12i35.408Palavras-chave:
Variação linguística; Futuro verbal; Fala.Resumo
Objetivamos, com esta pesquisa, compreender a expressão variável do futuro verbal na comunidade de fala de Garanhuns-PE. Buscamos analisar se há maior realização em futuro sintético ou em futuro perifrástico. Para tanto, partimos da descrição/análise de fatores linguísticos (tempo verbal, paralelismo formal e extensão lexical do verbo principal) e de fatores extralinguísticos (faixa etária - 15 a 25 anos, 35 a 45 anos e 55 a 65 anos; sexo – masculino e feminino; e escolaridade – ensino médio e superior conclusos). O corpus desta pesquisa foi constituído a partir da coleta de falas espontâneas de informantes residentes na cidade de Garanhuns-PE, correspondente a 36 entrevistas e duração média de 10 minutos. Os dados foram codificados e rodados no software computacional GOLDVARB X (2005). Diante dos resultados fornecidos, concluímos que os falantes da comunidade de fala de Garanhuns- PE tenderam a utilizar com maior frequência a forma perifrástica do futuro verbal. Dentre os grupos de variáveis selecionados temos, nesta ordem: faixa etária, escolaridade, extensão lexical e paralelismo formal, como variáveis relevantes para esse estudo. A pesquisa em tela tem como embasamento teórico-metodológico a Teoria da Variação Linguística (LABOV, 2008 [1972]), que trata da interação entre o uso da língua e a organização social do comportamento linguístico. Vale pontuar que há poucos estudos a respeito da expressão variável do futuro verbal (forma simples ou perifrástica) na língua falada de Pernambuco, consequentemente, inexistente na língua falada em Garanhuns. Nesse sentido, acreditamos que um estudo descritivo, a fim de traçar o perfil sociolinguístico da Comunidade de Fala em questão, tende a contribuir com os estudos sociolinguísticos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Análise e Descrição Linguística (GEADLin/UPE), que objetiva mapear sociolinguisticamente o Agreste Meridional Pernambucano.
Downloads
Referências
BRAGANÇA, M. L. L. A gramaticalização do verbo IR e a variação de formas para expressar o futuro do presente: uma fotografia capixaba. 2008. 146f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008. Disponível em: <http://repositorio.ufes.br/handle/10/3699>
FONSECA, A. M. H. A perífrase verbal ir + infinitivo e o futuro do dialeto riopretano: um estudo na interface sociolinguística/gramaticalização. 2010. 176f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2010. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/99822/fonseca_amh_me_sjrp.pdf?sequence=1&isAllowed=y>
GIBBON, A. O. A expressão do tempo futuro na língua falada de florianópolis: gramaticalização e variação. Florianópolis: UFSC, 2000. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, 2000. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78246>
GIBBON, A. O. Trajetória de gramaticalização da perífrase ir (presente) + infinitivo no domínio funcional do futuro: análise sincrônica e diacrônica em amostras de fala e escrita gaúchas. Florianópolis: UFSC, 2014. 365 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Lingüistica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194025>
GUY, G. R.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. Tradução. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherer, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
SILVA, Ester Cardoso da. A expressão do tempo futuro no português brasileiro dos séculos XVIII ao XX. 2006. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2006. Disponível em: < http://hdl.handle.net/11449/93877 >
TESCH, L. M. A expressão do tempo futuro no uso capixaba: variação e gramaticalização. 2011. 191f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://poslinguistica-letras-ufrj-br.umbler.net/images/Linguistica/3-Doutorado/teses/51-Leila-Maria-Tesch.pdf>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.