Implicações da legislação para a docência em educação física das escolas icoenses (1980 -1996)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.7433

Palabras clave:

História. Educação Física. Atos normativos. Escola. Docente.

Resumen

Este estudo teve como principal objetivo identificar implicações que a normatização educacional brasileira trouxe para a docência em Educação Física nas escolas icoenses no período de 1980 a 1996. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter historiográfico, especificamente, permeando o campo da Nova História Cultural e de abordagem qualitativa, utilizando-se da História Oral Híbrida que consistiu no uso de alguns documentos (atos normativos) e da entrevista com seis sujeitos (três professores e três professoras) que lecionaram a Educação Física na Escola Ana Vieira Pinheiro ou no Colégio Senhor do Bonfim. Constatamos que no período de 1980 a 1996 ainda estavam em vigência muitos atos normativos promulgados em anos anteriores, que buscaram tornar a prática da Educação Física obrigatória em todas as escolas cearenses (icoenses), mesmo sem as condições favoráveis, dentre estas, as dificuldades de uma formação específica na área. Devido à carência de professores com curso superior na área, foram lotados profissionais com perfil de militares e/ou esportistas, ou simplesmente docentes para complementação de carga horária, sem ter uma identificação com o ensino dessa disciplina

Biografía del autor/a

Paulo Rogério de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor (2023) e Mestre (2019) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Educação Física Escolar (2010) pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)- PB e em Gestão Escolar (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)-CE, Instituto UFC Virtual. Graduado em Educação Física (2008) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus de Pau dos Ferros-RN. Desde de outubro de 2010 é professor efetivo de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), sendo que em março de 2013 assumiu a Coordenação Escolar da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão do município de Pereiro até abril de 2015 quando saiu para a CREDE 17 no município de Icó, onde trabalhou como Articulador de Gestão até abril de 2018. Ocupou o cargo de Orientador CECOM da CREDE 17 de agosto de 2019 a fevereiro de 2020. Atualmente é professor no setor CECOM na CREDE17.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Associado O da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação, História e Saúde, com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas :educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação e profissão no campo historiográfico. Diretora do Núcleo de Documentação, Informação, História e Memória da Enfermagem no Ceará- NUDIHMEn. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. Membro do Departamento Científico de História da Enfermagem-ABEN-CE. Membro da Academia Cearense de Enfermagem-ACEn. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Citas

BERNARDI, Ana P. A formação continuada na trajetória profissional de professores de Educação Física. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2008.

BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. 2ª ed. Porto Alegre: Magister, 1997.

CASTELLANI FILHO, Lino. Às voltas com o futuro: minhas incursões na educação física escolar. Unisul, Tubarão, v.14, n. 25, p. 19-51, Jan/Jul 2020.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed. Campinas: Papirus, 2010. 175 p.

DAÓLIO, Jocimar. Educação Física brasileira: Autores e atores da década de 1980. Campinas: Papirus, 1998.

GOMES, Debora. Educação Física Escolar no Brasil: aspectos históricos e científicos, políticas educacionais e concepções de ex-alunos (1960-2010). 2021, 315f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa-PR, 2021.

LIMA, Paulo R. de. A história da Educação Física no município de Icó-CE: (re)constituição da prática docente nas escolas (1946-1983). 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2019.

LOPES, Eliane M. S. T.; GALVÃO, Ana M. de O. Território Plural: a pesquisa em história da Educação. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2010.

LOPES, Roberlandia E. Formação e prática da enfermeira cearense: implicações e consequências da implantação da Lei nº 775 de 1949. 2017. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2017.

LUCENA, Ricardo de F. Quando a lei é a regra: um estudo da legislação da Educação Física escolar brasileira. Vitória: Universidade do Espírito Santo, 1994. 79 p.

MEIHY, José C. S. B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

PAIVA, Fernanda S. L. de. Notas para pensar a Educação Física a partir do conceito de campo. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 51-82, jul./dez. 2004.

PESAVENTO, Sandra J. História e História Cultural. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

PONTES, João A. de M. Da suficiência à graduação: percursos da formação da educação física no Ceará -1950 a 1970. 2013. 155 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013.

ROCHA, Ariza M. O passado da Educação Física Escolar em Fortaleza-CE (1865-1930). Fortaleza: Edições UFC, 2011. 198 p.

ROCHA, Ariza M.; BEZERRA, José A. B. De Juazeiro do Norte aos estudos na capital cearense: a trajetória de D. Valba Gondim em ser professora de educação física na primeira Escola Normal Rural do Brasil no período de 1950-1970. In: IV Congresso Luso-Brasilerio de História da Educação, Uberlândia, 2006.

ROCHA, Ariza M.; SOUSA, Maria L. de; ALVES, Bárbara P. Dos instrutores-militares à licenciatura de Educação Física na URCA: percursos históricos dos saberes no Cariri cearense. In: ROCHA, Ariza M.; ISIDORO, Nairton J. X. (org). Textos e imagens da educação física no Cariri. Fortaleza: Imprece, 2014. p. 57-70.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2013.

SOUZA, Symon Tiago Brandão de. História da Educação Física no ensino superior no Ceará (de 1965 a 1976): implicações dessa trajetória. 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, 2022.

Fontes Documentais

BRASIL. Decreto Federal nº 69.450, de 01 de novembro de 1971. Regulamenta o artigo 22 da Lei número 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e alínea c do artigo 40 da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1971.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria-Geral. II Plano Setorial de Educação e Cultura (1975/1979). Brasília: Departamento de Documentação e Divulgação, 1976.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 10 fev. 2021.

CEARÁ. Assembleia Legislativa do estado do Ceará. Constituição do Estado do Ceará. Fortaleza: Editora INESP, 2000. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/lex/a_pdf/constituicao_ce.pdf Acesso em: 10 mar. 2022.

CEARÁ. Assembleia Legislativa do estado do Ceará. Lei nº 9636, de 31 de outubro de 1972. Dispõe sobre o sistema de ensino do estado do Ceará. Fortaleza, 1972. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CEE-CE_lei9636.pdf Acesso em 06 abr. 2021.

Fontes Orais

FABRÍCIO. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 01 junho 2022.

GARDÊNIA. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 01 junho 2022.

LUÍSA. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 01 junho 2022.

PAULO. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 01 junho 2022.

PEDRO. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 27 maio 2022.

SANDRA. Entrevista concedida à (preservar o anonimato), Icó-CE, 27 maio 2022.

Publicado

2026-02-07

Cómo citar

Lima, P. R. de, & Nóbrega-Therrien, S. M. (2026). Implicações da legislação para a docência em educação física das escolas icoenses (1980 -1996). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(46), 94–117. https://doi.org/10.61389/inter.v16i46.7433

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo