Desafios da supervisão escolar frente a implantação da BNCC em redes municipais do sul do estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9913Palavras-chave:
BNCC, Políticas curriculares, Supervisão escolar, Formação docente, Educação básicaResumo
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem imposto novos desafios à gestão pedagógica das escolas brasileiras, sobretudo no acompanhamento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse cenário, a supervisão escolar assume papel central na mediação entre as políticas curriculares e as práticas docentes. Este artigo analisa os desafios enfrentados pela supervisão escolar na implantação BNCC nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma pesquisa realizada em duas redes municipais de ensino do sul do estado de Minas Gerais. A metodologia da pesquisa fez uso de entrevistas semiestruturadas com supervisoras escolares e evidenciou dificuldades na formação continuada, resistências docentes, limitação da autonomia pedagógica, fragilidades no suporte institucional e manifestações do currículo oculto. Os resultados discutem a necessidade de fortalecimento do papel mediador da supervisão escolar, da efetiva formação docente e de estratégias que favoreçam a articulação entre as políticas curriculares e as especificidades locais. A pesquisa destaca ainda a importância da escuta, da reflexão pedagógica e da colaboração como caminhos para uma implementação efetiva da BNCC.
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