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Dossiê - Pesquisas sobre Educação Especial e inclusão escolar: entre processos e práticas
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v. 16 n. 47 (2025): Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
v. 16 n. 47 (2025): Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47
Publicado:
18-12-2025
Edição completa
PDF
Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
A materialização da Base Nacional Comum Curricular no Referencial Curricular Amazonense da Educação Infantil
uma análise à luz da Pedagogia Histórico-crítica
Rodrigo Lima Nunes, Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9932
A Educação Infantil após a Base Nacional Comum Curricular
avanços, retrocessos e perspectivas
Danieli Bachtchen, Aliandra Cristina Mesomo Lira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9863
Políticas curriculares e infâncias amazônicas
entre a educação integral e o direito ao território na educação infantil
Merianne da Silva Lima, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9895
Desafios da supervisão escolar frente a implantação da BNCC em redes municipais do sul do estado de Minas Gerais
Ana Paula Junqueira Guimarães, Regilson Maciel Borges, Daniella Gualberto Neves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9913
O local de quem?
(im)pertinências curriculares no processo implementacionista da Base Nacional Comum Curricular
Maria Vitória Oliveira dos Santos, Ângela Cristina Alves Albino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9999
De la política nacional a la regional
La educación en la Comunidad Autónoma de Castilla y León, emblema español
Eva García Redondo, Francisco José Rebordinos Hernando, David Revesado Carballares
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10001
Disputas pela carga horária de formação geral básica na tramitação do PL nº 5.230/2023 e a configuração de novas segmentações no Ensino Médio brasileiro
Clecí Körbes, Filipe dos Santos, Sarah Gabriela Henrique Novaes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9927
Desdobramentos da Base Nacional Comum Curricular na Ilha de Marajó
Francisco Miguel da Silva de Oliveira, Monica Fürkotter
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9997
O currículo integrado do Instituto Federal do Ceará frente à flexibilização curricular do Novo Ensino Médio
posições, encaminhamentos e contradições
John Mateus Barbosa; Wiron de Araújo Holanda
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9914
Renegadas mas persistentes
as disciplinas escolares no currículo do Ensino Médio
Elisabete Zardo Burigo, Bruna Gabriele dos Anjos Jardim, Beliza Stasinski Lopes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9917
Relações entre o público e o privado no processo de construção e implementação do Documento Curricular Para Goiás - etapa ensino médio
Marcos Vinicius Francisco, Gabriela Viana Zucco, Ester Aparecida Pereira Fuzari
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.10006
Desafios e Perspectivas na Implementação dos Itinerários Formativos
a Percepção Docente em Foco
Rosemberg Ferracini, Alison Antunes dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9902
A implementação do “novo Ensino Médio” e as suas implicações no currículo para a rede pública estadual do Paraná
Ismael Laurindo Costa Junior, Lili Mirian Gums Costa, Simoni Sandri
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9904
Inovação e a BNCC do Ensino Médio
efeitos da política curricular sobre as docências das Ciências Humanas
Lucas Cabral Ribeiro , Fernanda Wanderer
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9890
Currículo e hegemonia burguesa
uma análise do Programa Educação Empreendedora no Plano Ceará 2050
Jociene Araujo Lima, Cleidileny Ingrid Oliveira da Silva, Sirneto Vicente da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9923
As racionalidades presentes nas DCN da Formação Docente (2002-2024)
avanços e retrocessos
Breno Henrique Matias, Ana Maria Mendes Sampaio, José Rubens Lima Jardilino
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9920
´Trajetória das políticas curriculares no Brasil e seus impactos na Formação Docente
Michelle Castro Lima, Sangelita Miranda Franco Mariano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9931
Contexto de influência na política de formação de professores
agendas para uma formação dita de excelência
Taysa Paganotto Lemes, Maria Gabriela Ferreira Pereira, Geniana dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9929
Possíveis impactos das novas diretrizes curriculares nacionais da educação física nos cursos de graduação
uma revisão sistemática
João Gabriel Gewehr, Renata Godinho Soares, Phillip Vilanova Ilha
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9807
Gestão Democrática e ICMS Educação
implicações na implementação de políticas curriculares na rede municipal de Santa Catarina
Patrícia Andrea Rauber Knorst, Silvia Regina Canan
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9831
A precarização do trabalho docente frente às políticas públicas para a alfabetização
uma análise sobre o Alfabetiza Tchê
Luíse Penning Pereira, Barbara Goulart Borges, Gabriela Medeiros Nogueira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9866
Cidadania e justiça social nos currículos da educação básica
o que apontam os referenciais normativos da área?
Manoel Marley Caldas da Silva, Maria José de Melo Fernandes, Ciclene Alves da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9930
A nova pedagogia da hegemonia e a pedagogia do mercado na rede de ensino público municipal de Angra dos Reis – RJ
contextos do mal-estar docente
Claudio Fernandes da Costa, Felipe de Oliveira Melo Melo, Rosilda Nascimento Benácchio Benácchio
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9922
Perspectivas femininas no currículo escolar
um olhar feminista sobre os desafios e potencialidades na implementação da Lei nº 14.986/2024
Gabriela Costa Araujo, Mayra da Silva Santos, Andrea Braga Moruzzi
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9918
Políticas linguísticas curriculares do Rio Grande do Sul
a discussão sobre a identidade do estado no documento Referencial Curricular Gaúcho
Rômulo Schwanz Diel, Patricia de Oliveira Morais, Valter Pereira Romano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9905
Educação escolar ribeirinha e o currículo na Amazônia paraense
o discurso da diversidade e a urgência do amazonizar como verbo de ação
Leliane Da Costa Ferreira, Edinéia Tavares Lopes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9909
Avaliação e Tecnologias Digitais
política curricular, percepções e desafios no contexto mato-grossense
Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande
PDF
DOI:
https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9867
Idioma
English
Español (España)
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