As racionalidades presentes nas DCN da Formação Docente (2002-2024)

avanços e retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9920

Palavras-chave:

Formação de professores, Racionalidade, Diretrizes curriculares, Políticas de governo, Reformas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as diretrizes curriculares nacionais no âmbito das reformas educacionais e as racionalidades implícitas da legislação. O presente texto reúne reflexões de uma pesquisa de doutoramento e de pesquisa macro institucional realizada pelo Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, certificado pelo CNPq. A orientação teórica do estudo se baseia na análise crítica do conteúdo, na medida em que investiga como o texto constrói significados e reflete ou reforça ideais neoliberais presentes no campo educacional. A pesquisa é quali-quantitativa e utiliza como corpus, a análise documental de Projetos de Cursos de Licenciatura de 30 instituições de ensino superior públicas do estado de Minas Gerais/Brasil, além da participação, por meio de entrevistas semiestruturadas, de 30 coordenadores dos cursos investigados. Os resultados apontam para acirradas disputas sobre a formação de professores, principalmente sobre as concepções que se encontram expressas nas proposições das racionalidades presentes nas diretrizes. O artigo conclui que nos projetos de formação docente em disputa tem preponderado uma formação tecnicista, ancorada em uma “pedagogia das competências” (DCN 2002 e 2019); uma formação voltada para a práxis (DCN 2015); e uma “bricolagem” das DCN 2015 e 2019, presentes nas DCN de 2024.

Biografia do Autor

Breno Henrique Matias, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Educação Musical pela Faculdade Educacional Cornélio Procópio, Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente (FOPROFI). Atualmente Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto, Professor de Música na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira - Itabirito MG e membro do grupo de pesquisa Profissão e Formação Docente - FOPROFI.

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Pós-doutorado em Educação pela Universidad Nacional de La Plata - Argentina; Doutorado em Educação (2024) e Mestrado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Ouro Preto - PPGE/UFOP; Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação pela UNEB- Universidade do Estado da Bahia; Graduada em Pedagogia pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana BA; Atua como pesquisadora colaboradora no Projeto Política Educacional Sulamericana-Argentina,Brasil Chile e Uruguai: Formação Inicial de Professores; Professores Iniciantes e Trabalho Didático (CNPq-2024-2026); Atua como pesquisadora colaboradora no projeto de pesquisa Formação de Professores em Minas Gerais: Formação, Profissão e Trabalho Docente na Região dos Inconfidentes/FOPROFI/PPGE/UFOP (atual); Atuou como pesquisadora colaboradora do projeto de pesquisa "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID", que integra o Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica- Pesquisa em Rede (OBEDUC - Edital Capes n 049/2012); Atuou como pesquisadora colaboradora do NEPA - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e do GEPOLE - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Oralidade, Leitura e Escrita/Departamento de Educação/ UEFS. Parecerista de artigos científicos da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação e Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Atuou como professora da UFOP / Instituto de Ciências Humanas e Sociais /Departamento de Educação /Curso Pedagogia; Atuou como professora de nível superior da ULBRA- Universidade Luterana do Brasil; Professora do curso Normal Magistério pelo Governo do Estado de Minas Gerais; Coordenadora pedagógica na PRODEMGE - Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais; Atuou como Secretária Municipal de Educação da cidade de Aramari-BA; Assessora e Coordenadora Pedagógica da Educação Básica; Formadora de Professores da Educação Básica. Exerceu atividades de Coordenação Pedagógica e Redatora educacional da Editora Aymará (PR). Experiências na Pesquisa e Ensino Superior, abordando temas como: formação de professores; desenvolvimento profissional docente; metodologia do trabalho científico; avaliação interna, externa e de desempenho profissional docente; organização do sistema educacional; gestão e políticas públicas educacionais; diversidade e inclusão; organização do trabalho escolar; alfabetização e letramento.

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Licenciado em Filosofia e Teologia (1986), Mestre em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1993); Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP (1997). Realizou estudos de pós-doutoramento em História da Educação nas Universidades: Université Laval - Quebéc, Canadá, (2007); Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia - UPTC, Colômbia (2008) e em História, na Universidad Pablo de Olavide (2016/2017). Exerceu funções administrativas/acadêmicas na Universidade Nove de Julho: Diretor Departamento de Educação (2000-2002); Pró-Reitor Acadêmico (2003-2006) e professor do PPGE/UNINOVE de (2000-2010). É professor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, desde 2010 no Departamento de Educação - DEEDU e do PPGE-UFOP Mestrado/Doutorado; coordenador de 2012-2015 e vice-coordenador 2011-2012. Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (2003-2007) Membro do Conselho Municipal de Educação da Cidade de Mariana e vice-presidente (2018-2021). É professor visitante e pesquisador da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colômbia, da Universidad Pablo de Olavide en Sevilla, Espanha e da Rede de Universidades Públicas Colombianas (RUDECOLOMBIA); Pesquisador Visitante no Instituto Interuniversitario de Investigación Educativa (IESED-CHILE) da Red en Educación de universidades públicas do Chile. Na área da editoria científica foi fundador da Revista Eccos e seu editor até 2010; É atual Editor da Revista Formação Docente- Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores -ANPED/Ed. AUTÊNTICA (2014- atual); membro de Conselhos Editoriais de revistas nacionais e internacionais da Área da Educação e Humanidades. Diretor Editorial da EDUFOP- Editora da Universidade Federal de Ouro Preto 2019- 2022. Membro do GT.08 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -ANPED (Coordenação do Comitê Científico 2013-2015); é membro da Junta Diretiva da Sociedad de História de la Educación Latinoamericana - SHELA, (Presidente- 2007-2011 e vice 2016-2021); Coordenador do Grupo de Pesquisa FOPROFI/Cnpq/UFOP; vice diretor (2015-atual) do Grupo de Pesquisa HISULA - História de la Universidad Latinoamericana, Colciencia/UPTC-Colômbia. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro -PPM da FAPEMIG (2015-2017); Bolsista de Produtividade (CNPq); Membro ad hoc do C.A. Educação na CAPES (2013/16; 2017-2022). Assessor internacional ad hoc do Consejo Nacional de Acreditación CNA- Ministério da Educação da Colômbia (2015-atual). Tem experiência na pesquisa e na docência na área da Educação nos seguintes temas: Formação de Professores, Políticas Educacionais e História da Educação. ID de Produção: ORCID: http://orcid.org.0000.0003.2394.9465 - ResearcherID: G-5256-2016

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

Matias, B. H., Sampaio, A. M. M., & Jardilino, J. R. L. (2025). As racionalidades presentes nas DCN da Formação Docente (2002-2024): avanços e retrocessos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 16(47). https://doi.org/10.61389/inter.v16i47.9920

Edição

Seção

Dossiê: Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional