As problematizações históricas do atendimento a crianças pequenas

da salvação dos perigos da pobreza ao compartilhamento do cuidado em espaços coletivos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/b94d8q88

Keywords:

História da Educação, Educação Infantil, Michel Foucault, Experiência Docente.

Abstract

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa em andamento, que estuda a experiência docente de professoras de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, a partir da noção de experiência ética em Foucault. O objetivo da pesquisa é analisar a dinâmica e os efeitos dessa experiência docente. Neste artigo, apresentamos uma análise de pesquisas realizadas acerca da história da Educação Infantil no Brasil, desde meados do século XIX até a elaboração da Constituição Federal de 1988, e seus desdobramentos legais. Compreendemos essas pesquisas como arquivo que, para Foucault, é aquilo que faz com as coisas ditas não se inscrevam em uma linearidade sem ruptura. O objetivo desta etapa da pesquisa foi localizar e analisar as problematizações presentes nas pesquisas acerca do cuidado e da educação da criança pequena em espaços coletivos, identificando regularidades e rupturas. O que foi possível verificar é que as mulheres mães pobres, por meio do Movimento de Luta Pró-creche (MLPC) reivindicaram um modelo de educação que procurava compartilhar, com a comunidade, o cuidado e a educação da criança pequena, em espaços coletivos. Esse modelo se contrapunha àquele oferecido pelo Estado, que parecia se ocupar em salvar a criança pobre dos perigos da pobreza.

Author Biographies

  • Fernanda Batista Moreira de Andrade, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014) e em Normal Superior pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2004). Experiência como tutora de educação à distância em curso de pós-graduação, nível de aperfeiçoamento, pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Experiência de quatorze anos na Educação Básica como Professora do Ensino Fundamental, Professora e Coordenadora na Educação Infantil. Pesquisa na área de Currículo, Diversidade e Educação e Gênero.

  • Marco Antônio Torres, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2012) em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e Pós doutorando em Educação também pela UFMG. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e está vinculado ao Departamento de Educação desta universidade. Na UFOP exerceu os seguintes cargos: coordenação do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFOP com financiamento MEC, FNDE e CAPES, vice coordenação (2015-2017) e coordenação (2017-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação, chefia do Departamento de Educação (2011-2012) coordenação do Curso de Pedagogia (2021-2022) e vice coordenação do Curso e Pedagogia (2022-2023). 

References

ARCE, Alessandra; VALDEZ, Diane. A primeira infância vai à escola. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 16, p. 129-151, set. 2004.

BRASIL. Emenda constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006. Diário Oficial da União: Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc53.htm Acesso em: 24/02/2024.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1 - artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

FAVACHO, André Márcio Picanço. A problematização moral da docência. Educação em Perspectiva. Viçosa, v. 5, n. 1, p. 48-17, jan./jun. 2014.

FAVACHO, André Márcio Picanço; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 72, p. 1409-1444, set./dez. 2020.

FOUCAULT, Foucault. História da Sexualidade 2 - o uso dos prazeres. 13 ed. São Paulo: Graal, 2012.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 3 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1 - a vontade de saber. 5 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

KRAMER, Sônia. A política do Pré-escolar no Brasil - a arte do disfarce. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LUZ, Iza Rodrigues da. Direito reconhecido ou esquecido? Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n 22, p. 41-58, jan./jul. 2006.

ROSEMBERG, Fúlvia. Creches domiciliares: Argumentos ou falácias. Cadernos de Pesquisa. São Paulo (56), p. 73-81, fev.1986.

ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, Estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 25-63, mar. 2002.

SILVA, Isabel de Oliveira e. Educação Infantil no coração da cidade. São Paulo: Cortez, 2008.

Published

2026-10-20

How to Cite

As problematizações históricas do atendimento a crianças pequenas: da salvação dos perigos da pobreza ao compartilhamento do cuidado em espaços coletivos. (2026). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 17(49). https://doi.org/10.61389/b94d8q88