Dossiê - Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional

Este dossiê tem como objetivo reunir estudos que investiguem os efeitos e desdobramentos das políticas curriculares no Brasil e em outros países, com foco nas experiências de implementação das referidas políticas. No contexto brasileiro, por exemplo, destaca-se o processo de alinhamento dos currículos estaduais e municipais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 para o Ensino Médio.

São de especial interesse análises que contemplem as implicações dessas políticas na organização dos sistemas educacionais, na padronização curricular, no controle do trabalho educativo, nas especificidades dos diferentes níveis de ensino, na articulação com avaliações em larga escala e na formação de professores(as). Nessa perspectiva, também serão bem-vindos artigos que tenham como foco analítico distintos contextos internacionais e que permitam diálogos críticos com a realidade brasileira.

Não serão aceitos estudos exclusivamente teóricos, como revisões de literatura e ensaios. Este dossiê prioriza investigações empíricas ou sustentadas pela análise de documentos de políticas educacionais/curriculares e evidências concretas de implementação curricular.

Ao submeter o manuscrito, é obrigatório que selecione a seção "Dossiê - Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional"

Período de submissão: Prorrogado até o dia 10/10/2025.