Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Início
Actual
Dossiê - Implicações das políticas curriculares em âmbito nacional e internacional
Envíos
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Periódicos UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
Vol. 12 Núm. 34 (2021): Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34
Publicado:
2021-04-30
Expediente
Licenciaturas – cenários e contextos da formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6428
Juliana do Prado, Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo
01 - 21
PDF (Português (Brasil))
Artigos de Fluxo Contínuo
Acesso à educação infantil e critérios de vagas da política municipal de Naviraí, Mato Grosso Do Sul
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3596
Klinger Teodoro Ciríaco, Lucimara Vieira dos Santos
22 - 50
PDF (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Constituição de liderança quilombola no Pará: reflexões para uma pedagogia decolonial
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4179
Gilcilene Dias da Costa, Oberdan da Silva Medeiros
51 - 77
PDF (Português (Brasil))
O crescimento do discurso religioso ultraconservador e sua influência nas políticas de educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4362
Walace Roza Pinel, Erlando da silva Reses
78 - 92
PDF (Português (Brasil))
Relações étnico-raciais: uma tarefa para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4465
Genilsa Soares de Andrade, Benedetta Bisol
93 - 118
PDF (Português (Brasil))
Trajetos formativos de professores de gastronomia da EBPTT: ressignificando percursos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4508
Tauane Carolina Parodi Be, Vantoir Roberto Brancher, Eliane Quinconzes Porto
119 - 142
PDF (Português (Brasil))
Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental - Anos Iniciais: práticas que podem efetivar a mediação pedagógica para a apropriação de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4528
Liliane de Sousa Cardoso, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Eduardo Fofonca
143 - 164
PDF (Português (Brasil))
As demandas da BNCC e a Educação em Tempos de Cultura Digital: análise das propostas dos Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia em uma rede municipal de educação
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4544
Luciana Domingues Ramos, Cíntia Inês Boll
165 - 184
PDF (Português (Brasil))
Curadoria compartilhada: ensinar e aprender com e sobre arte para além das fronteiras.
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4600
Maria Emilia Sardelich
185 - 212
PDF (Português (Brasil))
“Loas de Maracatu de Baque Solto” em turma de alfabetização: inserção de produtores do gênero da tradição oral no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4625
ANA CLÁUDIA DE FRANÇA, DÉBORA AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL
213 - 237
PDF (Português (Brasil))
Interdependência entre os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4657
Marli Dallagnol Frison, Tamini Wyzykowski
238 - 264
PDF (Português (Brasil))
Dançando para viver: pedagogia social e a aprendizagem da prostituta no striptease
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4691
Rodrigo Bravin, Hiran Pinel, Herberth Gomes Ferreira
265 - 292
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para a Educação do Campo no contexto Amazônico
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4726
Heloisa da Silva Borges, Patrícia Barros Teixeira
293 - 318
PDF (Português (Brasil))
Perfil identitário dos estudantes que concluem o ensino médio integrado e suas relações com o êxito
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4733
Marcilene Dias Bruno de Almeida, Gene Maria Vieira Lyra-Silva
319 - 341
PDF (Português (Brasil))
Formação Continuada: conhecimentos profissionais de um grupo de professores referente à conservação da área de figuras planas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4799
Angelica da Fontoura Garcia Silva, Jacqueline de Melo Gomes
342 - 359
PDF (Português (Brasil))
Entre práticas e representações: o livro didático de História na percepção dos estudantes da Educação Básica a partir do Projeto Pibid
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4855
Erinaldo Vicente Cavalcanti
360 - 385
PDF (Português (Brasil))
Reflexos da gestão escolar na prática pedagógica do professor de ensino religioso
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4875
Francisco Willams Campos Lima, Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
386 - 407
PDF (Português (Brasil))
POVOS INDÍGENAS E DESAFIOS ATUAIS: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4386
Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Letícia Pereira Mendes Nogueira
408 - 437
PDF (Português (Brasil))
Conversas com quem fala outra língua
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892
Sirlene Maria Dias de Oliveira, Claudia Raimundo Reyes, Adriano Batista Castorino
438 - 462
PDF (Português (Brasil))
Práticas Artísticas na Educação Infantil: Brincando com a Magia de Orixás
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4718
Lia Franco Franco Braga
463 - 486
PDF (Português (Brasil))
O ensino da língua portuguesa escrita no Pré-Escolar e 1ª classe do Ensino Primário no Sumbe/Angola
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4572
Walter Guismão Quipuco, MARINALVA VIEIRA BARBOSA
487 - 511
PDF (Português (Brasil))
Museu do surf de Cabo Frio – ensinando, aprendendo e disseminando a inclusão através da cultura e do esporte
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4667
Maria Cristina Barbosa Mendes, Ruth Maria Mariani Braz, Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto
512 - 531
PDF (Português (Brasil))
Terra de indígenas e não indígenas: um olhar sobre os descendentes Cariri e Paiaiás da Missão do Sahy
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5076
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
532 - 560
PDF (Português (Brasil))
Artigos Temáticos
O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5447
Emerson Augusto de Medeiros, Osmar Hélio Alves Araújo, Jean Mac Cole Tavares Santos
561 - 588
PDF (Português (Brasil))
Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
Júlio Emílio Diniz-Pereira, Maria José Batista Flores, Filipe Santos Fernandes
589 - 614
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230
Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
615 - 630
PDF (Português (Brasil))
Dos porquês à escolha profissional de professores de ciências biológicas em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5380
Eloisa Antunes Maciel, Cleiton Edmundo Baumgratz, Roque Ismael da Costa Güllich
631 - 652
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores no Amapá e norte do Pará, Brasil: vivências em uma licenciatura intercultural indígena
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5398
Cecília Maria Chaves Brito Bastos, Giovani José da Silva
653 - 678
PDF (Português (Brasil))
A formação para docência no ensino religioso no território catarinense
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5421
Josiane Crusaro Simoni, Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
679 - 703
PDF (Português (Brasil))
A formação do professor de Educação Física: contribuições da experiência docente para o ensino do tema transversal da Educação Ambiental na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4788
Derli Juliano Neuenfeldt, Jane Márcia Mazzarino, Jacqueline Silva da Silva
704 - 730
PDF (Português (Brasil))
Tempos e espaços da aprendizagem na configuração da formação do professor nos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5357
Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Manosso Cartaxo
731 - 754
PDF (Português (Brasil))
O estágio supervisionado para a formação de professores: as relações teórico-práticas em questão
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5139
Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame, Isaias Batista de Oliveira Junior
755 - 776
PDF (Português (Brasil))
Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399
Gerson Ribeiro Bacury, José Domingos Antônio Gonçalves, Elisângela Aparecida Pereira de Melo
777 - 802
PDF (Português (Brasil))
Formação inicial de educadores químicos na interface Universidade-Escola no contexto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5424
Lucicléia Pereira da Silva, Marcos Antonio Barros dos Santos
803 - 821
PDF (Português (Brasil))
O memorial como componente pedagógico na formação docente em educação física: uma experiência no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4844
Marlon Messias Santana Cruz
822 - 843
PDF (Português (Brasil))
Na escuta de vozes formativas: impactos do PIBID na formação de professores de história a partir de narrativas (auto)biográficas
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5159
Fátima Nailena Fonsêca Cordeiro, Simone Maria da Rocha, Francisco Vieira da Silva
844 - 868
PDF (Português (Brasil))
Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356
Francisca Geise Varela Costa, Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
869 - 894
PDF (Português (Brasil))
Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso, Ivany Pinto Nascimento
895 - 921
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396
Paloma Marques dos Santos, Ana Maria Santos Gouw
922 - 946
PDF (Português (Brasil))
Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407
Andresa da Costa Ribeiro, Marcia da Costa
947 - 972
PDF (Português (Brasil))
Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879
Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Josélia Carvalho Carvalho de Araújo
973 - 988
PDF (Português (Brasil))
"Um aconchego de uma aula real": O desafio da humanização do ensino (à distância) no exercício da profissionalidade docente no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5362
Amanda R Franco, Rui Marques Vieira
989 - 1015
PDF (Português (Brasil))
Os estilos de uso dos espaços virtuais na construção de estratégias didáticas na licenciatura e na formação para a docência na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5403
Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Daniela Melaré Vieira Barros, Raquel Rosan Christino Gitahy
1016 - 1044
PDF (Português (Brasil))
ENTREVISTA
Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos
DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.6429
Helena Costa Lopes de Freitas, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
1045 - 1061
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Enviar un artículo
Enviar un artículo