Dossiê - Pesquisas sobre Educação Especial e inclusão escolar: entre processos e práticas

Recentemente completamos trinta anos da Declaração de Salamanca (1994), documento base para a construção de políticas de educação inclusiva no Brasil. Ao analisarmos o percurso e o impacto dessas políticas no campo da educação especial, é possível notar que houve, de maneira muito significativa, um aumento nas matrículas de alunos público alvo da educação especial em todos os níveis de ensino. Entretanto, é de suma importância compreender como se efetiva o processo de escolarização, considerando a escola como um espaço que historicamente reproduziu práticas excludentes. Reside aí o papel que a pesquisa e a produção do conhecimento assume, dando forma e relevo às questões que se materializam nas instituições educacionais e nos processos de inclusão escolar. Dessa forma, a proposta desse dossiê é publicitar estudos que, por sua abrangência e diversidade de origem, temas e abordagens representem uma ampla amostra de produção científica no campo da educação especial que pretendem contribuir para a aglutinação da produção de conhecimento e para a área da educação especial, revelando processos e práticas, de forma a colaborar com o campo e com a educação da população que a ela se destina.

Ao submeter o manuscrito, é obrigatório que selecione a seção "Dossiê - Educação Especial"

Período de submissão: Prorrogado até o dia 28/02/2026.