Resistência e submissão em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

Thays Renata Lima da Silva Dias

Resumo


O trabalho aborda tensões sociais na caracterização da figura feminina no interior do romance Ópera dos mortos, de Autran Dourado. A proposta de investigação discute a presença dentro do romance de um olhar rebelde em relação à figura feminina como substrato de uma crítica aos modelos arcaicos de submissão e passividade que perduraram na formação social brasileira desde o século XIX com reflexos até nossos dias. Perscrutar, na linguagem do romance, na focalização ambígua e na caracterização das personagens femininas em um espaço de crítica social é o principal objetivo do trabalho.


Palavras-chave


Figura feminina; Submissão; Crítica social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRUSCHINI, C. (Orgs.). Rebeldia e submissão: estudos sobre condição feminina. São Paulo: Vértice, 1989.

CHICOSKI, R. A trajetória feminina entre os séculos XIX e XX na obra Missa do Galo: variações sobre o mesmo tema. Seminário Internacional – ANAIS - Fazendo Gênero 8: Corpo, Violência e Poder. Florianópolis, Santa Catarina, 2008, p. 1-7.

DOURADO, A. Ópera dos Mortos. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

PAIVA, V. Eva, Maria, Lilith. Purezas e impurezas. In: Evas, Marias, Liliths: As voltas do feminino. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990, p. 53 – 76.

RIBEIRO, A. G. G. Mulheres de Duas Pontes: a gênese e as representações do feminino em O risco do bordado, no romance de Autran Dourado. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Literários/PPGL) – Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, 2012.

SCHMIDT, R. T. Recortes de uma história: a construção de um fazer/saber. In: RAMALHO, C. (Org.). Literatura e feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999, p. 23-40.

SILVA, A. V. A lírica travestida: A voz feminina na poesia de Chico Buarque. In: RAMALHO, C. (Org.). Literatura e Feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999, p. 133-150.

ZOLIN, L. O. Reflexões sobre a crítica literária feminista. In: RAPUCCI, C. A; CARLOS, A. M. (Org.). Cultura e Representação - Ensaios. Cultura e Representação. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011, p. 219 - 230.




Direitos autorais 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS



ISSN 2179-4456

contador de acesso