Ética, política e corrupção: Um diálogo possível?

Visualizações: 476

Autores

  • Guilherne Alexandre Monteiro da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Marcelo Vilela Silva Barros Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

A política, arte de organizar a polis é tão antiga quanto a própria sociedade, e surge, ao menos na perspectiva grega, como exercício de uma ética coletiva, aceita por um grupo de indivíduos. Paralelamente à atividade política, surge a corrupção, um fenômeno de causas ainda pouco conhecidas, mas que também demonstra raízes éticas. A corrupção tende a se nos apresentar como a não apropriação da ética coletivamente escolhida, a opção por uma ética pessoal. Pressupostos de indivíduos racionais e livres, a corrupção tenciona-se sempre entre a possibilidade da escolha entre o benefício pessoal ou o benefício comunitário.

Biografia do Autor

Guilherne Alexandre Monteiro da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Marcelo Vilela Silva Barros, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (UNIOESTE), Mestre em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Docente dos Cursos de Graduação em Direito e da Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

2017-08-10

Como Citar

Silva, G. A. M. da, & Barros, M. V. S. (2017). Ética, política e corrupção: Um diálogo possível?. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 4(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/1841