Biblioteca Escolar e Formação de Leitores

um estudo de caso na Biblioteca Pública Escolar da E. E. Lino Villachá em Campo Grande (MS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i23.9453

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Formação de leitores, Escola Pública

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado na Biblioteca Pública Escolar "Fonte da Juventude" da Escola Estadual Lino Villachá, em Campo Grande (MS). O objetivo foi diagnosticar e avaliar os serviços oferecidos pela biblioteca, utilizando a Resolução nº 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) como base. A metodologia empregou análise documental, pesquisa bibliográfica e a adaptação dos indicadores de qualidade do Grupo de Estudos em Bibliotecas Escolares (GEBE/UFMG). A fundamentação teórica aborda a universalização das bibliotecas escolares no Brasil, a legislação pertinente e os parâmetros para a estruturação e funcionamento desses espaços. Os resultados e discussões apresentam o diagnóstico da biblioteca, identificando seus pontos fortes e fracos, e propõem ações de melhoria para a formação de leitores.

Biografía del autor/a

Maria Marta dos Santos, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/ MS

Bacharel em Biblioteconomia pelo Instituto do Ensino Superior da FUNLEC (IESF), Especialista em Educação, Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua como Bibliotecária Gestora Educacional na Secretaria de Estado de Educação (SED) e como Bibliotecária da Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC). Possui competências para o desenvolvimento de projetos de modernização de Bibliotecas Escolares. Desenvolve serviços utilizando resultados dos estudos do Grupo de Pesquisas em Bibliotecas Escolares/MG (GEBE) e dissemina o uso dos parâmetros sugeridos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB): biblioteca escolar como espaço de produção do conhecimento. Tem perfil voltado para a mediação da informação e produção cultural. Anterior à formação em Biblioteconomia trabalhava como agente cultural no teatro e contação de histórias

Alan Silus, UEMS - UFMS

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/ Campus de Três Lagoas. Pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Ensaísta e membro do PEN Clube do Brasil. Tem experiência e atuação profissional nas áreas de Letras, Educação, Cultura e mais recentemente ao Turismo.

Citas

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Brasília (DF): Casa Civil, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (CFB). Resolução nº 220, de 13 de maio de 2020. Estabelece parâmetros para bibliotecas escolares. Brasília (DF): Casa Civil, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

LAJOLO, M. P. A Formação do Leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LAJOLO, M. P. Do Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. 10. ed. São Paulo: Ática, 2010. (Série Educação em Ação).

LEONTIEV, A. O Desenvolvimento do Psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

LUDKE, M; ANDRÉ, M. F. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Sâo Paulo: EPU, 2015.

MARTINS, M. H. O que é Leitura. 19. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos).

PERISSÉ, G. Elogio da Leitura. Barueri, SP: Manole, 2005.

RANGEL, N. M. J. Leitura na Escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Mediação, 2012.

SOARES, M. B. As Condições Sociais da Leitura. In: ZILBERMAN, R; SILVA, E. T da. (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.

VIGOTSKI, L. S. Problemas Teóricos y Metodológicos de la Psicologia. Madri: Visor, 1991. (Obras escolhidas, volume 1),

VILASBOAS, L. S; MANGOLIN, O. (Orgs.). Uma escola que nasceu no coração e nos braços do povo. Campo Grande: EELV, 2020.

Publicado

2025-07-17

Cómo citar

Santos, M. M. dos, & Silus, A. (2025). Biblioteca Escolar e Formação de Leitores: um estudo de caso na Biblioteca Pública Escolar da E. E. Lino Villachá em Campo Grande (MS). WEB REVISTA LENGUAJE, EDUCACIÓN Y MEMORIA, 1(23). https://doi.org/10.61389/wrlem.v1i23.9453