ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9249Parole chiave:
Alfabetização, Deficiência intelectual, Consciência fonológica, Inclusão educacionalAbstract
Este estudo analisou o impacto de intervenções pedagógicas focadas em atividades de consciência fonológica no desenvolvimento da escrita alfabética de estudantes com deficiência intelectual (DI). O estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos de intervenções pedagógicas baseadas em atividades de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita de estudantes com deficiência intelectual. Os objetivos específicos foram: investigar o progresso desses estudantes em habilidades fundamentais de leitura e escrita; avaliar as mudanças promovidas pelas intervenções e compreender como a mediação pedagógica contribui para a alfabetização de estudantes com DI. Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola em Sinop, Mato Grosso, Brasil. O trabalho utilizou a abordagem qualitativa e pesquisa participante. As intervenções incluíram avaliações diagnósticas e atividades específicas de segmentação silábica e fonêmica, que mostraram contribuir de forma expressiva para o avanço nas habilidades de leitura e escrita desses estudantes. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades cognitivas desse público, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a autonomia e a inclusão social. A pesquisa constatou que o uso contínuo de atividades de consciência fonológica pode ser uma ferramenta eficiente na alfabetização de estudantes com DI, facilitando sua participação ativa e equitativa no ambiente escolar.
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