ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9249

Mots-clés :

Alfabetização, Deficiência intelectual, Consciência fonológica, Inclusão educacional

Résumé

Este estudo analisou o impacto de intervenções pedagógicas focadas em atividades de consciência fonológica no desenvolvimento da escrita alfabética de estudantes com deficiência intelectual (DI). O estudo teve como objetivo geral analisar os efeitos de intervenções pedagógicas baseadas em atividades de consciência fonológica no desenvolvimento da leitura e escrita de estudantes com deficiência intelectual. Os objetivos específicos foram: investigar o progresso desses estudantes em habilidades fundamentais de leitura e escrita; avaliar as mudanças promovidas pelas intervenções e compreender como a mediação pedagógica contribui para a alfabetização de estudantes com DI. Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola em Sinop, Mato Grosso, Brasil. O trabalho utilizou a abordagem qualitativa e pesquisa participante. As intervenções incluíram avaliações diagnósticas e atividades específicas de segmentação silábica e fonêmica, que mostraram contribuir de forma expressiva para o avanço nas habilidades de leitura e escrita desses estudantes. Os resultados destacam a importância de práticas pedagógicas adaptadas às necessidades cognitivas desse público, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a autonomia e a inclusão social. A pesquisa constatou que o uso contínuo de atividades de consciência fonológica pode ser uma ferramenta eficiente na alfabetização de estudantes com DI, facilitando sua participação ativa e equitativa no ambiente escolar.

Bibliographies de l'auteur

Fabricia Lidiane Camilo Pedroso, Secretaria de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2024). Professora Pedagoga da SEDUC/MT. Integrante do grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, diversidade e Diferença (PPIDD). 

Ivone Jesus Alexandre , Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Sociologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR, 2019). Professora Adjunta na área de Metodologia de Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).  Programa de pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Lider do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Inclusão, diversidade e Diferença (PPIDD). 

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Publiée

2025-10-21

Comment citer

Pedroso, F. L. C., & Alexandre , I. J. (2025). ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 65–87. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9249