CONSTRUINDO PONTES

possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940

Keywords:

Bell Hooks, Educação Linguística Crítica, Conceitos, Conexões

Abstract

bell hooks has a wide-ranging literature both in the topics discussed and the areas covered. However, she did not specifically write about critical language education. Therefore, our aim with this text is to bring some of the bell hooks’ pedagogical concepts (language, engaged pedagogy, critical thinking, self-actualization, and writing) closer to critical language education. To this end, we conducted qualitative research of an interpretative bibliographical nature. As result, we discuss an event of critical language education inspired by bell hooks.

Author Biographies

Claudio Fernandes Baranhuke Junior, UFPR - UNICETRO

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Colaborador do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Bruno dos Santos de Castro Brito, UFPR

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor pela Secretária de Educação do Estado do Paraná (PSS-SEED). 

Tiffany Gabriele Angelo Palugan, UFPR

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Colégio Marista Santa Maria. 

References

AUSTIN, J. Quando Dizer é Fazer: Palavras e Ação Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

BAGNO, M.; RANGEL, E. O. Tarefas de educação linguística no Brasil. Rev. bras. linguist. apl., v. 5, n. 1, 2005, p. 63-81. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

BUTLER, J. Excitable Speech: A Politics of the Performative Nova York, Routledge, 1997.

DOTTA, C. L. S.; GARCIA, E. E. B. Cartas pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação, v. 30, n. 1, 2022, p. 69-84. Disponível em: < https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/16045. Acesso em 20 set. 2023.

FERRAZ, D.; FURLAN, C. J. K. (org.). Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

FERRAZ, D. Educação Linguística e Transdisciplinaridade. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 103-117.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

HOOKS, B. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

HOOKS, B. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, B. Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. New York: Routledge, 2010.

HOOKS, B. Linguagem: ensinar novas paisagens/novas linguagens. Ponto de Vista, Rev. Estud. Fem, v. 3, n. 16, 2008, p. 857-864. Disponível em:

https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104026X2008000300007/9136. Acesso em 20 set. 2023.

JORDÃO, C. M. Uma Jornada Crítica em Retrospecto, ou de Como se Respira no Mar. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 69-80.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo. Summus, 2003.

MORAES, A. C.; PAIVA, D. L. Cartas pedagógicas: reflexões de docentes da educação básica e superior. Fortaleza: EdUECE, 2018.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PEREIRA, A. L. Construção de Criticidade em Espaços de Atuação Religiosa, Política e Acadêmica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 47-57.

PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018.

PLAZA PINTO, J. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. DELTA, v. 23, 2007, p.1-26. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/delta/a/mJXrxtyVCkLGRX8QvFsh5zz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 20 set. 2023.

RICHARDS, J. C. Key issues in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

RICHARDS, J.; RODGERS, T. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

SIQUEIRA, S. Por uma educação linguística crítica. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de Educação Linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018, p. 199-210.

Published

2025-08-04

How to Cite

Baranhuke Junior, C. F., Brito, B. dos S. de C., & Palugan, T. G. A. (2025). CONSTRUINDO PONTES: possíveis aproximações entre Bell Hooks e educação linguística crítica . REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(18), 126–145. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.8940