A PSICODINÂMICA DO TRABALHO COM PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL NO PERÍODO DE 2012 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i18.9504Parole chiave:
Psicodinâmica do Trabalho, Trabalho e Educação, Prazer e Sofrimento no Trabalho, Saúde do TrabalhadorAbstract
A Psicodinâmica do Trabalho (PDT) refere-se a uma abordagem teórico-metodológica fundamentada na teoria psicanalítica, desenvolvida, principalmente, na década de 1980 por Dejours. A abordagem analisa e tece reflexões e intervenções sobre “as consequências do trabalho na saúde mental dos trabalhadores, nomeadamente no prazer que suscita ou no sofrimento que produz” (Areosa, 2021, p. 321). O objetivo geral deste artigo consiste em agrupar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada na base de dados SciELO, sobre a utilização da Psicodinâmica do Trabalho no Brasil com professores de Ensino Superior Público, no período de 2012 a 2022, com termos de busca nos idiomas português e inglês. Foram encontrados 347 artigos, dos quais 6 foram selecionados e classificados nas seguintes categorias: (1) vivências de prazer e sofrimento de professores no contexto laboral; (2) intensificação e sobrecarga no trabalho docente e; (3) diferenças entre o trabalho prescrito e o trabalho real e as estratégias de mobilização subjetiva. Consideramos que os resultados dos artigos selecionados e analisados contribuem para apoiar pesquisas no campo da Saúde do Trabalhador e da Psicodinâmica do Trabalho nos contextos de trabalho da educação.
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