ESCOLAS VIVAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGOGIAS TERRITORIALIZADAS

experiências de co-edição a partir da coleção Capanga de Aruanda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9649

Keywords:

Materiais didáticos, Escolas diferenciadas, Interculturalidade.

Abstract

This article discusses the collection of teaching materials called “Capanga de Aruanda”, developed within the scope of the projects “Living Schools: territorialized pedagogies and differentiated teaching materials for the promotion of interculturality as a public education policy” and “Cosmographic Editions: creation of intercultural teaching materials based on living poetics and pedagogies”. It is an unfolding of epistemological assumptions of the following publications: Una Hiwea – Living Book (2013), Una Isi Kayawa - Book of Healing (2014) and Una Shubu Hiwea - Living School Book of the Huni Kuin People (2017). The article discusses the methodological dimensions, authorial principles and narrative perspectives that the teaching materials of “Capanga de Aruanda” bring into play.

Author Biographies

Carolina Ferreira da Fonseca, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, UFBA; professora na Universidade Federal da Paraíba – Brasil; Programa de Pós Graduação em Artes Visuais ; Grupo de Pèsquisa Auê: artes da grafia.

Laura Castro de Araújo , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas, UFBA; professora na Universidade Federal da Bahia – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes; Grupo de pesquisa: ECOARTE.

References

ALMEIDA, Maria Inês. Práticas da letra, universidade e povos indígenas: ensaio de um laboratório de interculturalidade. In: Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, v. 1, n. 1, UFAC, 2022. Disponível em : < l1nq.com/IfN6j > . Acesso em 29 set. 2022, 15:45.

________. BYLAARDT, Marina. Relatório Ação Saberes Indígenas na Escola Huni kuĩ/2023. Una Bainã - Rede de Apoio a Educadores Indígenas, 2024.

BABAU, C. Retomada. In: PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 13, p. 98 - 105, 2019. Disponível em: Acesso em 29 set. 2022, 15:52.

DUA BUSE, Manuel Vandique. (org.). Una Shubu Hiwea: livro escola viva do povo Huni Kuin. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.

IARA, Aiá O. Caderno Artes Indígenas na formação docente. In COMITÊ PANHI/ APINAJÉ Caderno do tempo: caderno artes indígenas na formação docente (UFNT). Tocantinópolis: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025.

FONSECA, C.; CASTRO, L.; FIRMEZA, Y.; et al. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas. 1 ed. São Paulo: N-1 Edições e Roça de Quilombo, 2022.

FONSECA, C. et al; Videoteca Composto Escola, 2025 (Coleção Capanga de Aruanda - arquivo do projeto de pesquisa)

FONSECA, C.; ARAÚJO, C. CASTRO L.; Livro-Caderno. Porto Seguro: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)

IKA MURU, Agostinho Manuel Manduca. Una Hiwea: O Livro Vivo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/Literaterras/MEC/IPHAN, 2012.

_______. QUINET, Alexandre. (org) UNA ISI KAYAWA: livro da cura do Povo Huni Kuin do Rio Jordão. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2014.

LE GUIN, Úrsula: A teoria da bolsa ficção. 1 ed. São Paulo: N-1, 2021.

MARTINS, Leda M. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. In Letras: Língua e Literatura: Limites e Fronteiras , n. 26, UFSM, junho de 2003.

TAKUÁ, C. Seres criativos da floresta (Cadernos Selvagem, 2020). Disponível em: < l1nq.com/FN43a > Acesso em: 29 set. 2022, 16:46.

SOUSA, Adelice. Vaca da Taioba em Folia de Rainhas. Rio Branco: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997

Published

2025-10-21

How to Cite

Fonseca, C. F. da, & Araújo , L. C. de. (2025). ESCOLAS VIVAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGOGIAS TERRITORIALIZADAS: experiências de co-edição a partir da coleção Capanga de Aruanda. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(19), 108–129. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9649