ESCOLAS VIVAS, MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGOGIAS TERRITORIALIZADAS
experiências de co-edição a partir da coleção Capanga de Aruanda
DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i19.9649Keywords:
Materiais didáticos, Escolas diferenciadas, Interculturalidade.Abstract
This article discusses the collection of teaching materials called “Capanga de Aruanda”, developed within the scope of the projects “Living Schools: territorialized pedagogies and differentiated teaching materials for the promotion of interculturality as a public education policy” and “Cosmographic Editions: creation of intercultural teaching materials based on living poetics and pedagogies”. It is an unfolding of epistemological assumptions of the following publications: Una Hiwea – Living Book (2013), Una Isi Kayawa - Book of Healing (2014) and Una Shubu Hiwea - Living School Book of the Huni Kuin People (2017). The article discusses the methodological dimensions, authorial principles and narrative perspectives that the teaching materials of “Capanga de Aruanda” bring into play.
References
ALMEIDA, Maria Inês. Práticas da letra, universidade e povos indígenas: ensaio de um laboratório de interculturalidade. In: Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, v. 1, n. 1, UFAC, 2022. Disponível em : < l1nq.com/IfN6j > . Acesso em 29 set. 2022, 15:45.
________. BYLAARDT, Marina. Relatório Ação Saberes Indígenas na Escola Huni kuĩ/2023. Una Bainã - Rede de Apoio a Educadores Indígenas, 2024.
BABAU, C. Retomada. In: PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 13, p. 98 - 105, 2019. Disponível em: Acesso em 29 set. 2022, 15:52.
DUA BUSE, Manuel Vandique. (org.). Una Shubu Hiwea: livro escola viva do povo Huni Kuin. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.
IARA, Aiá O. Caderno Artes Indígenas na formação docente. In COMITÊ PANHI/ APINAJÉ Caderno do tempo: caderno artes indígenas na formação docente (UFNT). Tocantinópolis: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025.
FONSECA, C.; CASTRO, L.; FIRMEZA, Y.; et al. Composto Escola: comunidades de sabenças vivas. 1 ed. São Paulo: N-1 Edições e Roça de Quilombo, 2022.
FONSECA, C. et al; Videoteca Composto Escola, 2025 (Coleção Capanga de Aruanda - arquivo do projeto de pesquisa)
FONSECA, C.; ARAÚJO, C. CASTRO L.; Livro-Caderno. Porto Seguro: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)
IKA MURU, Agostinho Manuel Manduca. Una Hiwea: O Livro Vivo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/Literaterras/MEC/IPHAN, 2012.
_______. QUINET, Alexandre. (org) UNA ISI KAYAWA: livro da cura do Povo Huni Kuin do Rio Jordão. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2014.
LE GUIN, Úrsula: A teoria da bolsa ficção. 1 ed. São Paulo: N-1, 2021.
MARTINS, Leda M. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. In Letras: Língua e Literatura: Limites e Fronteiras , n. 26, UFSM, junho de 2003.
TAKUÁ, C. Seres criativos da floresta (Cadernos Selvagem, 2020). Disponível em: < l1nq.com/FN43a > Acesso em: 29 set. 2022, 16:46.
SOUSA, Adelice. Vaca da Taioba em Folia de Rainhas. Rio Branco: Sociedade da Prensa/ Edtóra: 2025. (no prelo)
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
