WATER AS AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL TO DISCUSS ENVIRONMENTAL EDUCATION FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF EJA STUDENTS

Visualizações: 358

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7616

Keywords:

Water, Social Representations, Environmental Education, Interdisciplinarity

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de uma das etapas de uma metodologia interdisciplinar, cujo objetivo foi investigar as possíveis representações sociais compartilhadas por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação à água e suas interações com o meio ambiente. O objetivo principal é compreender quais são as percepções e concepções que esses alunos têm sobre a importância da água e como ela se relaciona com a preservação ambiental. Os resultados indicam que os alunos possuem representações sociais sobre o tema, baseadas em elementos do conhecimento do senso comum e também divulgados na mídia. Além disso, demonstram preocupação com o meio ambiente, verificada pela diversidade de representações, evidenciadas nas respostas às questões analisadas, que mesclam elementos do senso comum com elementos do conhecimento científico. 

 

Author Biography

Lisiane Barcellos Calheiro, Federal University of Mato Grosso do Sul

.

References

ALMEIDA, Nayara Cristina Caldas et al. Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 481-500, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4007

AMBRIZZI, Tercio; ARAÚJO, Moacyr. Base científica das mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho, v. 1, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.

BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. Ciências: fácil ou difícil?. 2010.

BRASIL, Base nacional comum curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021. Brasília, 1 jun. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/30000-uncategorised/90871-resolucoes-ceb-2021. Acesso em: 7 out. 2022.

CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed. Unijuí, 2003.

DE SENA SANTOS SILVA, Iris Gabrielle; DAS GRAÇAS CLEOPHAS, Maria. Uma proposta de trabalho interdisciplinar sobre a Água: o caso da flexquest" o fluido da vida". Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4949-4954, 2017.

DINIZ, João Alberto Oliveira et al. Crise hídrica no Brasil: o uso das Águas subterrâneas como reforço no abastecimento público. CPRM, 2021.

FOUREZ, Gérard. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Ediciones Colihue SRL, 1997.

FOUREZ, Gérard. A construção das ciências. Unesp, 1995.

KLANT, L. M.; DOS SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo-estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e8210413786-e8210413786, 2021 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786

MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED n. 3794, de 2 de dezembro de 2020. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos – Conectando Saberes. Campo Grande: SED, 2020.

MAINGAIN, Alain. DUFOUR, Barbara. FOUREZ, Gérard. Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget, 2008.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem, seu público. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Psicologia Social).

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social 3.ed. / editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

OLIVEIRA, S. D. Fluxo de água virtual no Brasil. 158 f. 2015. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1458 Acesso em: 10 Mar. 2022.

OTALARA, Aline Piccoli; CARVALHO, Luiz Marcelo de. O tema água nos livros didáticos de ciências da natureza, o cotidiano (global-local) e as questões ambientais. VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, 2011.

SILVA, C. R.; GOBBI, B. C.; SIMÃO, A. A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais & agroindustriais, v. 7, n. 1, p. 70-81, 2005.

DE PAULA VISSICARO, Suseli; DE MENDONÇA FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda; DE ARAÚJO, Mariana Sales. Questões sociocientíficas nos anos iniciais do ensino fundamental: o tema água em evidência. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1596-1609, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11775 Acesso em 20 mai. 2022.

Published

2023-07-03

How to Cite

Nunes de Oliveira, K., & Barcellos Calheiro, L. (2023). WATER AS AN INTERDISCIPLINARY PROPOSAL TO DISCUSS ENVIRONMENTAL EDUCATION FROM THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF EJA STUDENTS. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7616

Issue

Section

Dossiê - Meio Ambiente e Educação Ambiental