Visualizações: 358
DOI :
https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7616Mots-clés :
Água, Representações sociais, Educação Ambiental, InterdisciplinaridadeRésumé
Références
ALMEIDA, Nayara Cristina Caldas et al. Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 481-500, 2019. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4007
AMBRIZZI, Tercio; ARAÚJO, Moacyr. Base científica das mudanças climáticas. Contribuição do Grupo de Trabalho, v. 1, 2014.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.
BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. Ciências: fácil ou difícil?. 2010.
BRASIL, Base nacional comum curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 15 fev. 2022.
BRASIL. Resolução nº 1, de 28 de maio de 2021. Brasília, 1 jun. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/30000-uncategorised/90871-resolucoes-ceb-2021. Acesso em: 7 out. 2022.
CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed. Unijuí, 2003.
DE SENA SANTOS SILVA, Iris Gabrielle; DAS GRAÇAS CLEOPHAS, Maria. Uma proposta de trabalho interdisciplinar sobre a Água: o caso da flexquest" o fluido da vida". Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 4949-4954, 2017.
DINIZ, João Alberto Oliveira et al. Crise hídrica no Brasil: o uso das Águas subterrâneas como reforço no abastecimento público. CPRM, 2021.
FOUREZ, Gérard. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Ediciones Colihue SRL, 1997.
FOUREZ, Gérard. A construção das ciências. Unesp, 1995.
KLANT, L. M.; DOS SANTOS, V. S. O uso do software IRAMUTEQ na análise de conteúdo-estudo comparativo entre os trabalhos de conclusão de curso do ProfEPT e os referenciais do programa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e8210413786-e8210413786, 2021 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13786
MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED n. 3794, de 2 de dezembro de 2020. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Educação de Jovens e Adultos – Conectando Saberes. Campo Grande: SED, 2020.
MAINGAIN, Alain. DUFOUR, Barbara. FOUREZ, Gérard. Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Instituto Piaget, 2008.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem, seu público. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Psicologia Social).
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social 3.ed. / editado em inglês por Gerard Duveen; traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
OLIVEIRA, S. D. Fluxo de água virtual no Brasil. 158 f. 2015. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1458 Acesso em: 10 Mar. 2022.
OTALARA, Aline Piccoli; CARVALHO, Luiz Marcelo de. O tema água nos livros didáticos de ciências da natureza, o cotidiano (global-local) e as questões ambientais. VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, 2011.
SILVA, C. R.; GOBBI, B. C.; SIMÃO, A. A. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações rurais & agroindustriais, v. 7, n. 1, p. 70-81, 2005.
DE PAULA VISSICARO, Suseli; DE MENDONÇA FIGUEIRÔA, Silvia Fernanda; DE ARAÚJO, Mariana Sales. Questões sociocientíficas nos anos iniciais do ensino fundamental: o tema água em evidência. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1596-1609, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.11775 Acesso em 20 mai. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os autores concedem à revista GEFRONTER os direitos autorais sobre o texto aceito para publicação. Autorizações especiais podem ser concedidas mediante aceite do editor do periódico.