ENSINO DA GEODIVERSIDADE

O USO DO GOOGLE EARTH NA ANÁLISE DA PAISAGEM EM CASA NOVA/BA

Visualizações: 163

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8863

Keywords:

Abiotic elements, Dune field, Information technologies

Abstract

The present work aims to present the applicability of software as a tool to support the teaching of geodiversity, specifically for the wind dunes located in the municipality of Casa Nova/BA, for Basic Education, in an interactive, playful and didactic way in a classroom. classroom. Therefore, a vast bibliographical survey was carried out associating the use of geotechnology and teaching, in addition to fieldwork and photographic records. Google Earth has become an indispensable and highly relevant technological resource in the environmental analysis of the local landscape. It is a very viable teaching tool in the classroom, since it is possible to analyze in detail the dynamics and occupation of land. It is known that it is in geographic space that the dynamics of man, society and nature occur. This is a pioneering study involving geotechnology, teaching and inland dunes that can contribute through playfulness and scientific support to the teaching of geosciences, linked to the understanding of biotic and abiotic aspects.

 

Author Biographies

Karine Souza Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ceres/UFRN). Professora da Rede Privada.

Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geociências pelo Programação de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco.

References

ARRUDA, I. R. P. Geodiversidade do litoral norte de Pernambuco: inventário do patrimônio geológico e estratégias de geoconservação. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Geociências, 2024 (No prelo).

ARRUDA, I. R. P., MARIANO, G., & GUIMARÃES, T. D. O. Caracterização do geopatrimônio pernambucano: Análise do índice de geodiversidade do Litoral Norte – Nordeste do Brasil. Revista Brasileira De Geografia Física, 17(1), 709–731, 2024. DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v17.1.p709-731. DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v17.1.p709-731

ARRUDA, I. R. P et al. Aplicação da Geodiversidade e suas abordagens no geopatrimônio pernambucano: Um estudo de caso. Rev. Geociênc. Nordeste, Caicó, v. 10, n.1, p. 290-316, 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33292. DOI: https://doi.org/10.21680/2447-3359.2024v10n1ID33292

ARRUDA, I. R. P; GUIMARÃES, T. O. O uso do software microdem como ferramenta para o ensino de Geografia Física. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n.3, p. 63-79, 2019. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242761. DOI: https://doi.org/10.51359/2594-9616.2019.242761

BARBOSA, B.; LISTO, F. Luiz R.; BISPO, C. O. O Google Earth como ferramenta didática para o ensino dos parâmetros fisiogeográficos: aplicação na Chapada do Araripe, Nordeste do Brasil. PESQUISAR–Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 9, n. 18, p. 24-39, 2022.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil, ensino fundamental e médio. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf.>. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2024.

BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental. Brasília, 2018.

CABRAL, C. J. Caracterização paleoclimática e paleoambiental do campo de dunas de Petrolina em Pernambuco: um subsídio para a reconstituição do submédio São Francisco. Recife. 152f. Dissertação (Mestrado)- Centro de Filosofia e Ciências Humana Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco. 2014.

CASTILLO, L. Z.; SÁNCHEZ, Y. B.; MALAGÓN, A. G. El uso de Google Earth en la formación de profesores de Geografía. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, v.17, n. 2, p. 135-153, 2024.

CASTRO, K. S. Geoturismo como alternativa para a geoconservação e o desenvolvimento local: paleodunas de Casa Nova/BA. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado de Licenciatura em Geografia – Universidade de Pernambuco – UPE/ Campus Petrolina. 2021.

CASTRO, K. S. Dunas interiores de Casa Nova, Bahia: geomorfologia, geoconservação e serviços ecossistêmicos no semiárido nordestino. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação, Centro de Ensino Superior do Seridó - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2023.

COSTA, S. L.; MENEZES, R. S.; MUCIDA, D. P. Roteiro de uso do Google Earth como proposta complementar ao ensino-aprendizagem da cartografia no ensino básico. Geomae, Campo Mourão, v.10, n.2, p.92-108, 2019.

CRISPIM, L. C.; ALBANO, A. O uso das imagens de satélite como recurso didático no ensino de geografia. Pesquisar–Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 3, n. 4, p. 46-57, 2016.

EVANGELISTA, A. M.; MORAIS, M. V. A. R.; SILVA, C. V. R. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de Geografia. PerCursos, v. 18, n. 38, p. 152-166, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618382017152. DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618382017152

GOOGLE. Google Earth Pro. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/earth/about/versions/. Acessado em: 10 mai. 2024.

GUIMARÃES, Thaís de Oliveira. Patrimônio geológico e estratégias de geoconservação: popularização das geociências e desenvolvimento territorial sustentável para o litoral sul de Pernambuco (Brasil). Recife. 406f. Tese (Doutorado) – Centro de Tecnologia e Geociências Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal De Pernambuco. 2016.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; IBGE –Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Brasília: IPEA; IBGE, 2014.

LIMA, T. B. et al. Aplicação de sala de aula invertida e de tecnologias digitais na educação profissional. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 511-521, 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.7790481.

MARTINS, A. V. O. O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2022.

MELO, M. M. M. S. Análise das possíveis alterações dos extremos climáticos devido à formação do lago artificial da hidrelétrica de Sobradinho - Bahia. Campina Grande. 56f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia)- Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, 2017.

MOURA-FÉ, M. M.; PINHEIRO, M. V. A.; JACÓ, D. M.; OLIVEIRA, B. A. Geoeducação: a educação ambiental aplicada na geoconservação. In: Educação Ambiental & Biogeografia. 1 ed. Ituiutaba-SP: Barlavento, 2016, v. II, p. 829-842.

MOURA-FÉ, M. M.; NASCIMENTO, R. L.; SOARES, L. N. Geoeducação: princípios teóricos e bases legais. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento, v. 1, p. 3054-3065, 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1953

PACHECO, Clecia Simone Gonçalves Rosa et al. Geosistêmica Paleodunar no Curso do Rio São Francisco: uma análise ecodinâmica. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Scienc, v. 9, n. 2, p. 226-249, 2020. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i2.p226-249. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i2.p226-249

PACHECO, Clecia Simone Gonçalves Rosa et al. A relação sociedade-natureza nos territórios paleodunares do rio São Francisco/BA. Diversitas Journal, v. 6, n. 4, p. 3825-3847, 2021. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1957. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1957

PACHECO, Clecia Simone Gonçalves Rosa et al. Paisagens Paleodunares no curso do Rio São Francisco e a complexidade da gestão e da conservação ambiental. Paleodunar landscapes in the São Francisco Rio course and the complexity of environmental management and conservation. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 54776-54795, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-059. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-059

PACHECO, C.S.G.R. Território Paleodunar em Casa Nova/BA: Agroecologia, Meio Ambiente e (In)sustentabilidade. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Vale do São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), 2022.

PEREIRA, R. G. F. A.; RIOS, D. C.; GARCIA, P. M. P. Geodiversidade e Patrimônio Geológico: ferramentas para a divulgação e ensino das Geociências. Terræ Didatica, v. 12, n. 3, p. 196-208, 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v12i3.8647897

REGÔ, E. E.; SERAFIM, M. L. A utilização dos aplicativos Google Maps e Google Earth no ensino de geografia: múltiplas possibilidades. II Congresso Nacional da Educação. 2015.

RIGO, C. M. Material didático para capacitação de professores do ensino básico no uso da ferramenta Google Earth Pro. TCC (Graduação) – Comissão de Graduação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.

SANTOS, L. F. L. dos, Melo, R. F. T. de, & Silva Listo, D. G. da. (2019). Proposta de utilização do Google Earth pro para a confecção de mapeamento geomorfológico de detalhe do maciço estrutural de Água Branca (AL/PE). Revista de Geografia, 36(3), 147–159. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.241120. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.241120

SILVA, T. J. S., ALBUQUERQUE, E. L. S. Google Earth como ferramenta didática no ensino de geografia no ensino médio. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, v.8, n. 1, p.132-143, jan. / jun. 2020.

SILVA, Í. R. F.; LIMA, R. F. P. A aplicação do software Google Earth Pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, v.5, n.1, p.392-408, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068. DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068

SILVA, M. M.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, G. O. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.

SOUSA, L. M. S.; ALBUQUERQUE, E. L. S. Google earth e ensino de cartografia: um olhar para as novas geotecnologias na Escola Santo Afonso Rodriguez, município de Teresina, estado do Piauí. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 8, n. 15, p. 94-104, 2017. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i15.573. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v8i15.573

SPERANDIO, D. G.; GOMES, C. H.; VIÇOZZI, A. P. Mapa geológico interativo: proposta para ensino de Geociências. Terræ Didatica, v. 16, p. e020019-e020019, 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885

Published

2024-07-30

How to Cite

Castro, K. S., & Arruda, Ítalo R. P. de. (2024). ENSINO DA GEODIVERSIDADE: O USO DO GOOGLE EARTH NA ANÁLISE DA PAISAGEM EM CASA NOVA/BA. GEOFRONTER, 10, e8863. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8863

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)