ENSINO DA GEODIVERSIDADE

O USO DO GOOGLE EARTH NA ANÁLISE DA PAISAGEM EM CASA NOVA/BA

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Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8863

Mots-clés :

Campo dunar, Elementos abióticos, geografia escolar, Tecnologias da informação

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aplicabilidade de um software como ferramenta de apoio no ensino da geodiversidade, nas séries do ensino fundamental e ensino médio, em específico para as dunas eólicas localizadas no município de Casa Nova/BA, de forma interativa, lúdica e didática em sala de aula. Para tanto, realizou-se um vasto levantamento bibliográfico, tendo como descritores: campo dunar, geotecnologia e ensino, além de consultar trabalhos de campo e registros fotográficos, nos anos de 2021 a 2023. O Google Earth tornou-se um recurso tecnológico indispensável e de grande relevância na análise ambiental da paisagem local. Configura-se como um instrumento didático bastante viável em sala de aula, uma vez que, por meio dele, é possível analisar detalhadamente a dinâmica e ocupação da terra. Sabe-se que é no espaço geográfico que a dinâmica homem - sociedade - natureza ocorre. Trata-se de um estudo pioneiro envolvendo geotecnologias, ensino e dunas interioranas, que através da ludicidade e do aporte teórico científico, podem contribuir com o ensino das geociências, atreladas à compreensão dos aspectos bióticos e abióticos.

Bibliographies de l'auteur

Karine Souza Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ceres/UFRN). Professora da Rede Privada.

Ítalo Rodrigo Paulino de Arruda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Geociências pelo Programação de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publiée

2024-07-30

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Castro, K. S., & Arruda, Ítalo R. P. de. (2024). ENSINO DA GEODIVERSIDADE: O USO DO GOOGLE EARTH NA ANÁLISE DA PAISAGEM EM CASA NOVA/BA. GEOFRONTER, 10, e8863. https://doi.org/10.61389/geofronter.v10.8863

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