UM OLHAR PARA O SÍTIO ARQUEOLÓGICO CG3 NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v8.6978Mots-clés :
ensino, paisagem, pré-históriaRésumé
As ciências geográfica e arqueológica associadas desvendam as relações humanas estabelecidas no espaço englobando concepções ambientais, sociais e simbólicas. O presente trabalho busca – propor estratégias de ações pedagógicas facilitadoras no processo de ensino e de aprendizagem corroborando na internalização do conhecimento sobre o sítio arqueológico CG3 na cidade de Campo Grande - Ms, a partir da análise da categoria paisagem através de uma proposição dinâmica e aplicada. As reflexões apresentadas estão ancoradas nas seguintes ações: pesquisa - ação, estudo do meio, metodologia ativa e educação ambiental crítica. O método científico que guiou o estudo foi o hipotético dedutivo com interação de análise hermenêutico-dialética, construindo conjecturas baseadas em hipóteses permitindo incorporar interpretação dos sentidos do discurso dos sujeitos relacionado ao seu contexto social e histórico. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas apresentadas ao serem executadas potencializam o processo de ensino, de aprendizagem reflexiva na compreensão dos componentes geoecológicos da paisagem no sítio arqueológico, as relações sociais, ambientais, históricas, culturais engendradas instigando o sentimento de pertencimento identitário ao grupo participante, repensando as relações estabelecidas com o meio. À guisa de conclusões espera-se que o recurso pedagógico apresentado possa ser instrumentos metodológicos útil e diversificado no fazer docente em espaços formal e não formal de ensino dando suporte as reflexões.
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