RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

UMA TRANSPOSIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Visualizações: 712

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7586

Mots-clés :

Tecnologia; mídia-educação; educomunicação; ensino de Geografia.

Résumé

O presente artigo objetiva discutir brevemente a incorporação dos recursos tecnológicos na educação, como ferramenta para auxiliar no processo de ensino aprendizagem, abordando os principais eventos históricos de utilização na educação brasileira; e possibilidades para aplicação de recursos tecnológicos no contexto do ensino de geografia. A pesquisa assentou-se metodologicamente em revisão bibliográfica a partir de resgate histórico da temática apresentada (recursos tecnológicos e ensino de geografia), e um segundo momento de proposições práticas de aplicação da tecnologia no ensino de Geografia a partir de gamificação, músicas e filmes. A tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem, mas não substitui a importância de um bom professor ou de um ambiente de aprendizado seguro e inclusivo. É fundamental que os educadores entendam como integrar a tecnologia de forma eficaz em suas aulas, escolhendo as ferramentas certas e entendendo como usá-las para maximizar o aprendizado dos alunos.

Références

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. In.: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-92, 2011. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v10i0.235

BELLONI, M. L. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Mônica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. (Orgs.). In.: Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 31-56.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. In.: Educação & Sociedade, v. 30, p. 1081-1102, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400008

BORBA, Marcelo de Carvalho; CHIARI, Aparecida Santana De Souza. Diferentes usos de Tecnologias Digitais nas Licenciaturas em Matemática da UAB. In.: Nuances: estudos sobre educação, v. 25, n. 2, p. 127-147, 2014. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2829

CITELLI, Adilson Odair; DE OLIVEIRA SOARES, Ismar; DE LOPES, Maria Vassallo. Educomunicação: referências para uma construção metodológica. In.: Comunicação & Educação, v. 24, n. 2, p. 12-25, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i2p12-25

COSTA, Adilson Aparecido. Estudos sobre a teoria e a prática da educomunicação a partir da experiência da Escola Estadual Professora Avelina Palma Losso: a geografia no conteúdo do Informativo Avelina. 2013. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.

DA SILVA, Marinete Guimarães; DALLA NORA, Giseli. O Uso da Educomunicação no Ensino da Geografia em Tempos de Pandemia do Covid-19. In.: Anais do XXIX Seminário de Educação. SBC, 2021. p. 182-195.

DORIGONI, Gilza Maria Leite; SILVA, JC da. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. Santa Catarina. In.: UNIOESTE, p. 2-3, 2008.

FERNANDES, João Vitor Ferreira; OLIVEIRA, Carlos Daniel Rodrigues; ALVES, Carvalho de Rahyan. O Lúdico na Construção do Conhecimento Geográfico: Foco na Utilização de Jogos. In.: Revista Ciranda, v. 2, n. 1, p. 90-102, 2018.

MARTINS, Cibelle de et al. Dinâmica Pedagógica em Educação a Distância: Caracterizando Aspectos Metodológicos de uma Disciplina de Graduação da UAB. In.: Anais do Workshop Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC. 2010.

MOREIRA, Tiago de Almeida. Ensino de geografia com o uso de filmes no Brasil. Revista do Departamento de Geografia, v. 23, p. 55-82, 2012. DOI: https://doi.org/10.7154/RDG.2012.0023.0003

PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; MORAES, Raquel de Almeida; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação a distância (EaD): reflexões críticas e práticas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.

OLIVEIRA, Ana Jussara Aires de et al. O espaço rural representado nas músicas e sua contribuição para ensino de geografia nas escolas do campo. 98 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Campina Grande, Instituto de Geociências, Paraíba, 2014.

OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Epistemologias da gamificação na educação: teorias de aprendizagem em evidência. In.: Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 57, p. 236-250, 2020. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p236-250

OLIVEIRA, Ana Cristina Freire; SILVA, Sharlene Mougo. O uso de músicas como recurso metodológico para o ensino da geografia na educação básica. In.: Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, p. 1787-1800, 2019.

PEREIRA, Suellen Silva. Reflexões sobre a Prática de Ensino e os Recursos adotados nas aulas de Geografia: A utilização de Músicas em sala de aula por professores do município de Campina Grande, PB. In.: Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 2, n. 4, p. 88-99, 2011.

PRETTO, Nelson de Luca, BONILLA, Maria Helena Silveira. Tecnologias e educações: um caminho em Aberto. In.: Em Aberto, v. 35, p. 141-163, 2022. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5085

SANTOS, Caio Carvalho; Carlos Daniel Rodrigues de; FERNANDES, João Vitor Fernandes; ALVES, Rahyan de Carvalho. Gameficação e metodologia ativa: O uso do Sim City Como ferramenta de aprendizagem no ensino da Geografia. In.: Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado. Uberlândia, 2019.

SOARES, Ismar De Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In.: Comunicação & Educação, n. 19, p. 12-24, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24

SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. In.: Proposições, v. 20, p. 205-222, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000200013

SILVA, Josineide Alves. Cinema e educação: o uso de filmes na escola. In.: Revista Intersaberes, v. 9, n. 18, p. 361-373, 2014.

Téléchargements

Publiée

2023-06-29

Comment citer

Vitor Ferreira Fernandes, J., Aparecida Santos, R., Santos Ferreira, R., & Carvalho Alves, R. de. (2023). RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: UMA TRANSPOSIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. GEOFRONTER, 9(1). https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7586

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice