EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MULHERES: UM DIÁLOGO DECOLONIAL NECESSÁRIO E POSSÍVEL
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https://doi.org/10.61389/geofronter.v9i1.7614Mots-clés :
FeminismosRésumé
A crise ambiental que se configura no cenário atual nos alerta sobre diversos problemas socioambientais que atingem de forma intensa vários grupos da sociedade prejudicados direta ou indiretamento com a degradação do meio ambiente. Neste trabalho buscamos problematizar narrativas construídas ao longo do tempo, em torno da mulher e da sua relação com o ambiente, mais especificamente, com uma educação ambiental que considera a especificidade desse grupo e seu papel histórico . Nessa perspectiva, apresentamos algumas reflexões gerais sobre os temas e o diálogo entre autores e autoras que abordam as temáticas mulher, decolonialidade e educação ambiental, visando reflexões presentes nesta tríade que consideramos fundamental para o alcance de uma sociedade sustentável, justa e igualitária. O caminho percorrido no artigo inicia-se com as discussões acerca da educação ambiental e possíveis abordagens com os outros temas proposto, em seguida, são apresentadas reflexões sobre a história das mulheres, entendendo que as mesmas tem um papel importante na ponderação de ações e caminhos para diferentes grupos sociais que visam uma sociedade sustentável. Por fim, a abordagem gira em torno da decolonialidade a partir das matrinarrativas. E para finalizar as reflexões, ponderamos como os três temas podem contribuir para a sustentabilidade socioambiental de premissa inclusiva.
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