Voltaire, Camus e Sartre: a filosofia posta em imagens
Visualizações: 714Palavras-chave:
literatura filosófica, ideias, absurdo, arte, existencialismo, romance.Resumo
a literatura constitui um importante mecanismo de propagação de teorias filosóficas, não apenas por sua reprodução ficcional, mas também atuando como marco inaugural de diversas ideias. O presente texto visa analisar os mecanismos de argumentação filosófica presentes nas literaturas de Albert Camus, Jean-Paul Sartre e Voltaire, verificando os pontos de interseção entre estas enquanto literatura de ideias.
Referências
CAMUS, Albert. A inteligência e o cadafalso e outros ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2002.
_____, Albert. O estrangeiro. Rio de Janeiro: Record, 2002B.
CHAUÍ, Marilena. Da Realidade Sem Mistérios ao Mistério do Mundo: Espinosa, Voltaire, Merleau-Ponty. São Paulo: Brasiliense, 1981.
DESCATES. Discurso sobre o método. São Paulo, Abril Cultural, 2004 (Coleção “Os Pensadores”).
DESNÉ, Roland. A Filosofia Francesa no Século XVII. In F. Chatelet, História da Filosofia. São Paulo: Zahar Editora, 1982.
SARTRE, Jean-Paul. A náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
_____, Jean-Paul. Situações I. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
VOLTAIRE. Cândido. Porto Alegre, LP&M, 1998.
______. Cândido. In Contos. Tradução e Notas introdutivas de Sérgio Millet. São Paulo, sd. Nova Cultural, (Coleção “Imortais da Literatura Universal”, Vol. 40).
______. Correspondências. São Paulo: Zahar, 2011.
______. Dicionário Filosófico; O Filósofo Ignorante; Tratado de Metafísica; Cartas Inglesas. São Paulo, Nova Cultural, 1988 (Coleção “Os Pensadores”).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).