Literatura, Oratura e Oralidade na Performance do Tempo
Visualizações: 2813Palavras-chave:
literatura, oralidade, performance, estudos culturais.Resumo
O presente artigo pretende trazer uma contribuição para discussões em torno da literatura, da oralidade e dos estudos de performance. Para tanto, faz uma revisão teórica com vistas à defesa da complexidade do campo da oralidade a partir de uma abordagem epistemológica híbrida e interdisciplinar. Em diálogo com os estudos culturais, as culturas de matrizes africanas são contempladas neste estudo, ao tratar traços distintivos da oralidade que evidenciam a riqueza, os saberes e a luta de comunidades que tem na oralidade uma de suas formas de expressão, significação e cultura.
Referências
AMADOU, Safiatou. Relatos épicos y cultura del pueblo zarma-songhay de Níger. Oráfrica, n. 8, p. 129-140, abr. 2012.
BONVINI, Emilio. Textos Orais e Textura Oral. In: QUEIROZ, Sonia (Org.) AA Tradição Oral. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2006. p. 7-11.
COOPER, Barbara M. Oral Sourcers and the Challenge of African History. In: PHILIPS (Ed.). John Edward. Writing African History. Rochester: University of Rochester Press, 2005. p. 191-215.
FINNEGAN, Ruth. O Significado da Literatura em Culturas Orais. In: A Tradição Oral. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2006. p. 66-106.
FONSECA, António. Contribuição ao Estudo da Literatura Oral Angolana. Luanda: Instituto Nacional do Livro e do Disco, 1996.
ORTEGA, Ángel Antonio López. La Poesía Oral de los Países de la Guinea Ecuatorial: géneros y funciones. Barcelona: Ceiba, 2008.
____. Del Silencio Milenario al Reino de la Escritura. Relaciones de la poesia oral con la escritura. Oráfrica, n. 8, p. 65-76, abr. 2012.
____. Canciones para Dormir a los Niños. Barcelona: Ceiba ediciones. Disponível em: www.ceiba.net. Acesso em: 2 de setembro de 2013.
QUEIROZ, Amarino de Oliveira. As Inscrituras do Verbo: dizibilidades performáticas da palavra poética africana. Recife, 2007. 310 f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife; 2007.
ROSÁRIO, Lourenço Joaquim da Costa. A Narrativa Africana de Expressão Oral. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa; Luanda: Angolê, 1989.
SCHIPPER, Mineke. Literatura Oral e Oralidade Escrita. In: A Tradição Oral. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2006. p. 12-26.
ZUMTHOR, P. A Letra e Voz: a “literatura” medieval. Tradução de: Amálio Pinheiro & Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
____. Performance, Recepção, Leitura. 2.ed. São Paulo: Cosac Naif, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).